quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Locais a visitar...

Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo reúne objectos relacionados com a pesca à linha do bacalhau e com as fainas agro-marítimas da Ria de Aveiro. Possui ainda um espólio de etnografia marítima e a maior colecção de malacologia do país. Marcação de visita.

Navio Museu Santo André

O Navio-Museu "Santo André" é um antigo arrastão bacalhoeiro. O "Santo André" nasceu para a pesca em 1948. É hoje um museu que pretende mostrar como se vivia e trabalhava a bordo dos barcos que iam ao bacalhau nos mares gelados do Atlântico Norte. Marcação de visita.

Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Marinha de sal, onde se podem observar os ancestrais métodos de salinicultura da região aveirense. Actividade já conhecida, nesta região, no ano 959, como comprova o testamento da Condessa Mumadona Dias. Marcação de visita.


Capitania do Porto de Aveiro
O edifício da Capitania do Porto de Aveiro, ou dos "Arcos", hoje propriedade da Câmara Municipal de Aveiro, tem uma longa história.Construída inicialmente como moinho de maré, serviu em 1830 de apoio à fábrica de porcelanas de José Ferreira Pinto Basto, fundador da Fábrica Vista Alegre.Mais tarde, em 1903 Francisco Augusto da Silva Rocha remodelou novamente o imóvel para albergar a Escola de Desenho Industrial.Depois de uma grande reforma, a 25 de Abril de 2004 foi inaugurada e irá receber a Assembleia Municipal de Aveiro e uma sala de exposições. Marcação de visita.


APA - Administração do Porto de Aveiro, S.A.

Faculta o acesso competitivo de mercadorias aos mercados regionais, nacionais e internacionais, promovendo assim o Desenvolvimento Económico da sua Região. Marcação de visita.



Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto

A zona lagunar a que vulgarmente chamamos Ria de Aveiro, as suas ilhas e terrenos adjacentes resultaram da sedimentação que se iniciou nesse local da costa no século X.Com o tempo, a acção dos ventos influenciando a direcção normal das ondas, deu origem a uma sedimentação costeira. Durante as marés vivas, a acção combinada do vento e das ondas sobre um banco de areia submerso levaram à formação das dunas. A manutenção deste espaço vital conduziu à Criação da Reserva Natural das Dunas S. Jacinto. Marcação de visita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá...
Cá estou a cumprir a minha promessa... tem cá tanta coisa para ler, q é melhor o ir fazendo aos poucos...mas pela imagem geral parece-me estar bastante interesante! Continua a investir...
Bj
Beta