quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Primeiro Banho do Ano


A tradição do 1º banho do ano, voltou a fazer-se cumprir na praia da Barra, este foi o 27º banho do grupo "Magníficos", liderado pelo popular Atita.

Esta tradição começou em 1981, graças à iniciativa de Eduardo Sousa, mais conhecido por "Atita", hoje com 73 anos, a maior parte vivida no mar e nas piscinas. Segundo as suas contas, terá ensinado a nadar mais de 12 mil pessoas e salvo 35 de morrerem afogadas.

A manhã de ontem começou com o clássico jogo de futebol na areia, entre duas equipas da qual fizeram parte 54 jogadores. Talvez pelo ambiente desfavorável, os 30 que alinharam sem camisola perderam por um golo.

A obrigatória "foto de família", para as objectivas dos fotógrafos e das câmaras televisivas, antes da corrida desenfreada em direcção ao mar, foi igualmente alinhada por Atita. O "tubarão dos mares", como gosta de ser conhecido, vai ser homenageado em breve, tendo sido criada uma comissão para o efeito, liderada por Armindo Queirós. "A cidade de Aveiro tem uma dívida de gratidão para com o Atita, que ainda hoje ensina a nadar gente de todas as idades e condições sociais, nas piscinas do Instituto do Desporto e ao serviço do São Bernardo", justifica o promotor.

Enquanto isso, Atita promete continuar a dar o primeiro mergulho do ano, pois diz que este é um "banho santo", que cura constipações e outras maleitas, problemas que só a água do mar consegue tratar.

Sem comentários: