quarta-feira, 12 de setembro de 2007

1808-Abertura Oficial da Barra

"No dia 3 de Abril deste ano (1808) pelas 7 horas da noite, quando o desnível das águas era mais de 2 m do interior para o exterior, arrancando ele próprio Luís Gomes e o desembargador Verney as estacas e fachinhas que revestiam a areia, e empunhando enxadas e pás, abriram uma vala através do areal... As águas começaram logo a correr, primeiro mansamente, para bem depressa saírem em torrente arrebatadora para o mar, arrastando massas enormes de areia. A acção da corrente foi tão repentina e o sucesso tão feliz que as águas dos bairros inundados de Aveiro e da praia baixaram 3 palmos (0,66 m) em 24 horas e outro tanto no dia seguinte, apesar da grande distância da cidade à barra. Imagine-se qual seria a velocidade da corrente das àguas! A barra apresentou-se com 20 a 30 palmos de àgua e com 120 braças de largura".

Adolfo Loureiro, em "Guia de Portugal", Beira Litoral, Página 528.

:: :: :: :: ::

Olá a todos, sejam bem-vindos ao meu blog!

No âmbito do concurso de weblogs - "Blogmar", promovido pelo Porto de Aveiro e integrado nas Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro, surge a ideia de participação neste verdadeiro desafio.
Este é o meu primeiro Blog e com ele pretendo divulgar algumas ideias relacionadas com o mar, ria e o Porto de Aveiro. Deixe-se viajar connosco, prometo que não se arrependerá....

Carla Ferreira

Sem comentários: