terça-feira, 14 de outubro de 2008
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Livro: “Memórias de um Pescador” no Museu Marítimo de Ílhavo
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Livros, Museu Marítimo Ílhavo, Pescadores às 13:21
quinta-feira, 12 de junho de 2008
Lugre - Patacho "Gazela Primeiro"

O "Gazela Primeiro" surge como uma solução, foi mandado construir para transportar pescadores para a pesca do bacalhau nos Grandes Bancos da Terra Nova e tinha capacidade de transportar cerca de trinta Dóris.
Este lugre-patacho foi sujeito a uma terceira remodelação em 1938, introduzindo um motor de propulsão.
A sua última campanha data de 1969. É propriedade do Museu Marítimo em Filadélfia desde 1971 e foi rebaptizado de Gazela of Philadelphia.

Fonte: Museu da Marinha.
Postado por
Bauhinia
1 comentários
Etiquetas: Bacalhau, Barcos, Dóris, Frota Bacalhoeira, Gazela Primeiro, Mar, Pescadores, Terra Nova às 09:36
Grupo Silva Vieira vai despedir 219 pescadores devido ao aumento de custos com combustíveis
A informação foi veiculada através de um comunicado da Associação dos Armadores da Pesca Longínqua (ADAPLA) que é presidida pelo armador António Silva Vieira, um dos maiores do sector em Portugal.
O grupo Silva Vieira decidiu suspender a saída das embarcações Joana Princesa, Brites, Caribe, Red (todos navios fábrica da pesca longínqua) e ainda os barcos de pesca costeira Mar de Viana, Mar de Sines e Mar de Galega.
Os 219 pescadores afectados irão ser agora “convidados” a abandonar os seus postos de trabalho, sendo-lhes passados os documentos para o fundo de desemprego.
Fonte: www.noticiasdeaveiro.pt
Postado por
Bauhinia
2
comentários
Etiquetas: Gafanha, Mar, Notícias, Pescadores às 08:49
terça-feira, 10 de junho de 2008
"A GRANDE AVENTURA" - Um documentário sobre a história do bacalhau...
ESTREIA HOJE NA RTP 2 ÀS 23:30 Nos dias de hoje, a pesca do bacalhau é, acima de tudo, um objecto cultural e memorial. Tema forte e muito expressivo de um certo imaginário português, sugere uma abordagem estética e exaltante, mas sobretudo didáctica e plural. Uma abordagem documental capaz de ser apreciada pelas gerações mais jovens de portugueses, pelas comunidades marítimas e emigrantes e por todo um público estrangeiro interessado nas grandes narrativas da vida marítima.
Os depoimentos que preenchem este filme revelam-nos homens de afoito e sabedoria, que se fizeram no confronto com os mares frios da Terra Nova e da Gronelândia. A “ganância” de pescar moldou-lhes um carácter simultaneamente rude e afectuoso, destemido e ingénuo, feito de grandes respeitos e de profundas cumplicidades com o mar.
Pescadores e capitães contam as venturas e desventuras das suas viagens ao “cabo do mundo”, relatam-nos o que sentiram e viveram durante longos anos de mar. São depoimentos que impressionam, que evocam e esclarecem o modo de pescar português entre os anos quarenta e setenta do século XX. Uma pesca destinada a abastecer a Nação e a engrandecer o Estado, na maioria das unidades da frota era feita com linhas de mão, a bordo de pequenos botes de um só homem, arriados de veleiros que, ainda vivos, já eram verdadeiras relíquias internacionais.
Realização de Francisco Manso e guião de Álvaro Garrido. Uma co-produção Francisco Manso e RTP2 com a duração de 52m.
Fonte: RTP
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Bacalhau, capitães, Pescadores às 21:04
sexta-feira, 6 de junho de 2008
O dia a dia de um pescador no Séc XIX...
Nos finais do séc. XIX, as embarcações portuguesas enviadas à pesca do Bacalhau eram de madeira e à vela, sendo praticada a pesca à linha.
Quando chegava à Terra Nova ou Gronelândia, o navio ancorava e largava os botes. Os pescadores saíam do navio às quatro da manhã e só regressavam à mesma hora do dia seguinte, com ou sem peixe e uma mínima refeição: chá num termo, pão e peixe frito. No navio, o bacalhau era preparado até às duas ou três da manhã. Às cinco ou seis horas retomava-se a mesma faina. Isto, dias e dias a fio, rodeados apenas de mar e céu."
A captura do "Fiel Amigo"
A escalar o Peixe
O Homem do Leme
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Bacalhau, Dóris, Frota Bacalhoeira, Pescadores às 16:48
quinta-feira, 5 de junho de 2008
A pesca do "Fiel Amigo"...
Eça de Queiroz ( carta a Oliveira Martins )
Postal: Pescador a bordo do Dóri.
"Gosto de bacalhau seco, compacto. Sempre esqueço que é um peixe que singrou outrora os mares até cair nas malhas e na ganância dos pescadores. Presente raro dos deuses, o bacalhau, para mim, nasceu simplesmente salgado, sempre em postas e, neste estado, graças ao engenho humano, é levado à mesa e entregue à sanha de nossa gula."
Nélida Piñon, Brasil, 1996

Postal: Pescador a bordo do Dóri. Ao fundo o navio-mãe.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Bacalhau, Dóris, Filatelia, Pescadores às 16:55



















