quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Papaloapan A - 411 no Porto de Aveiro

Atracou ontem no Porto de Aveiro, o navio da Marinha Mexicana "Papaloapan (A-411)" (ex-USS Newport), com cerca de 400 tripulantes estará atracado no Porto de Aveiro, até ao próximo Sábado,
O USS Newport, nome pelo qual ficou conhecido inicialmente, foi adquirido pelo México aos EUA a 21 de Maio de 2001, e nessa altura foi baptizado de Papaloapan (A-411), nome que mantém até à actualidade...


SABER MAIS...

A Classe Newport é uma classe estadunidense de navios especialmente projectados para transportar e desembarcar veículos de combate directamente nas praias. Em uma operação anfíbia, isso torna a operação mais rápida e elimina a necessidade de embarcações menores, possibilitando ao Corpo de Fuzileiros Navais meios mais eficientes para defender a posição (cabeça de praia) e realizar as demais incursões planeadas.

O objectivo do projecto da Classe Newport era produzir uma embarcação flexível, capaz de apoiar todo o tipo de operações anfíbias, sofrendo apenas com a pequena plataforma que recebeu para helicópteros.
Foi especialmente projectado para o transporte de veículos, que podem ser acomodados tanto no convés principal quanto no tank deck. Tem capacidade para desembarcar veículos directamente na praia pela rampa frontal, e também pode lançar à água, pela rampa de popa, tanto embarcações de desembarque quanto Carros de Lagarta Anfíbios (CLAnf).

Sem comentários: