segunda-feira, 8 de setembro de 2008

REGATA INTERNACIONAL DOS GRANDES VELEIROS EM ÍLHAVO

20 – 23 de Setembro, Terminal Norte do Porto de Aveiro

A frota dos grandes veleiros formar-se-á (entre 10-13 de Setembro no porto histórico de Falmouth na costa sudoeste de Inglaterra, de onde largará para Ilhavo, Portugal, para uma estadia de 3 dias (de 20 - 23 de Setembro) no Terminal Norte do Porto de Aveiro. Deste porto, os veleiros seguirão para o Funchal, Madeira para o Festival Náutico e comemorações na Cidade (2 - 5 de Outubro). A realização deste evento é uma organização da Câmara Municipal de Ílhavo em parceria com a Sail Training International e com a Administração do Porto de Aveiro.

História da Tall Ships

Esta Regata internacional tem quase a mesma rota comercial que os veleiros tradicionais do passado usavam para cruzar o Atlântico Norte, uma rota a sul para aproveitar os ventos predominantes.

De Falmouth a Ílhavo (Porto de Aveiro) são cerca de 630 milhas náuticas su-sudoeste. Com, Ushant (noroeste de França) e Cabo Finisterra (noroeste de Espanha) e os ventos predominantes de oeste para noroeste, a primeira etapa da regata pode apresentar um número de desafios tácticos para a frota. O que será quase certo para os veleiros com velame de forma quadrada que não conseguem andar contra o vento “bolinar” como as embarcações com velas tradicionais (vela grande e velas de proa).

De Ílhavo ao Funchal são mais 630 milhas náuticas sudoeste em mar alto, os desafios tácticos para melhor aproveitar o vento e a corrente podem ser decisivos para o resultado final.

As três comunidades de acolhimento são, agora, consideradas "Portos Amigos" das escolas de vela, oferecendo apoio e serviços a barcos escola durante todo o ano. Os três portos vêm a sua participação nesta Regata como continuadores desta filosofia, assim como, a possibilidade de oferecerem às suas comunidades um espectáculo único quando a frota estiver no porto.


Fonte: Porto de Aveiro: Newsletter n.º 159

2 comentários:

JB disse...

Antes demais parabéns pelo blog. Encontrei numa procura por informação sobre a "Regata Funchal 500 Anos" e acabei por navegar nos conteúdos interessantes que por aqui encontrei.

Será que alguém me sabe dizer a que horas será a entrada dos veleiros na barra do Porto de Aveiro?

Não encontrei essa informação em nenhuma das minhas pesquisas.

Com a sua licença vou adicionar o seu blog à lista de blogroll no meu blog.

Bauhinia disse...

Bom dia,

Obrigado pelo simpático comentário e pela visita ao meu blog.

A indicação que eu tenho, é que a partir do dia 18 os veleiros começam a chegar ao Porto de Aveiro, a hora não sei dizer, mas é uma questão de estar atento ao site do Porto de Aveiro, na secção do movimento portuário, que concerteza fará referência à chegada destas embarcações.


CF