sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

D. Carlos - O Rei que amava o Mar


Já foi lançado a alguns anos, mas aqui fica uma pequena passagem do livro da autoria de Carlos Caseiro.


"Era uma vez um Rei que amava o mar. O seu reino, pequenino, debruçava-se sobre o grande Oceano Atlântico e a maior parte do seu povo vivia de semear os campos e da pesca. Esse Rei chamava-se Carlos e o reino era o nosso Portugal. Era um reino pequenino na Europa, mas tinha muitas terras espalhadas pelo mundo todo."


Esta obra da autoria do Dr. Carlos Caseiro, conta com magníficas ilustrações criadas por alunos da Escola Prof. António Pereira Coutinho, de Cascais, no seguimento de uma visita escolar realizada ao Aquário Vasco da Gama. “Era uma vez um Rei que amava o Mar...”, descreve, numa linguagem simples de acordo com a faixa infanto-juvenil a que se destina, a experiência gratificante proporcionada aos milhares de alunos, vindos das mais variadas escolas do país, que anualmente, em excursões escolares, ou acompanhados por familiares, visitam o Aquário Vasco da Gama, tornando esta Instituição, uma das mais emblemáticas, junto da juventude escolar portuguesa.

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Curioso... a primeira mensagem que escrevi no Milhas Náuticas tinha como texto exactamente este excerto, deste mesmo livro do Carlos Caseiro, embora com uma fotografia da aclamação do Senhor D. Carlos, junto ao monumento dos Restauradores em Lisboa...

Bauhinia disse...

Antes de mais o meu obrigado pelo seu comentário.

Acerca dele, não entendi a curiosidade a que se refere. Sendo este livro, uma obra publicada em 1993, e sendo este blog, aliás como já deve ter percebido, um blog relacionado com assuntos do mar, não vejo razão para tal curiosidade. No entanto, caso tenha interesse, poderá encontrar a obra na sua integra na Biblioteca Municipal de Aveiro :).

Volte sempre!!!

Laurus nobilis disse...

Só achei curioso porque ambos tivemos a mesma ideia em alturas diferentes, sobre um autor que não é muito conhecido, nomeadamente a escrever livros para crianças. Somente isso... Nada de mal entendidos!

Aliás, conheço pessoalmente o autor e tenho o livro em casa. Já agora, aproveito para lhe sugerir um outro livro dele, sobre o Aquário Vasco da Gama, o qual considero, na minha modesta opinião, um magnífico contributo quer ao mar e a alguns dos que por ele se interessaram, quer ao Aquário propriamente dito.

Bauhinia disse...

O Barramar.blog, é um blog relativamente jovem, está em avaliação, portanto requer algum trabalho de investigação da minha parte…

Quanto ao livro e ao seu autor, realmente reconheço que não é um escritor muito afamado, mas não deixa por isso, de ser um bom escritor. Vou “aproveitar” a dica que me deixou e irei pesquisar acerca desse livro, para publicar no meu blog e será com todo o gosto que farei referência a si e ao Milhas Náuticas …

Obrigado e até breve!!!

Laurus nobilis disse...

Já agora... o livro chama-se "A Casa Grande do Mar".

Laurus nobilis disse...

E pode vê-lo numa mensagem colocada hoje de madurgada no Milhas Náuticas pelo Nautilus.