quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Ovos Moles de Aveiro

Os Ovos Moles são apenas mais uma maravilha que caracteriza o concelho de Aveiro.
Já Eça de Queirós fazia referência a este doce, na sua obra “Os Maias”.

"São seis barrilinhos de ovos moles de Aveiro. É um doce muito célebre, mesmo lá fora. Só o de Aveiro é que tem chique... Pergunte Vossa Excelência ao Carlos. Pois não é verdade, Carlos, que é uma delícia, até conhecido lá fora?
— Ah, certamente — murmurou Carlos — certamente..."


Esta doçaria tradicional, confeccionada apenas com gema de ovo, açúcar e água, deve o seu aparecimento às freiras dos conventos existente na zona de Aveiro até ao séc. XIX. Depois de extintos os conventos, o fabrico dos Ovos Moles manteve-se graça às senhoras que foram educadas pelas freiras.

A sua comercialização é feita em Barricas de madeira, porcelana ou faiança, pintadas exteriormente com motivos alusivos à Ria de Aveiro, como os barcos moliceiros, saleiros, palheiros de marinhas as salinas etc., ou então envolvidos em obreias (hóstia), moldados em diversas formas de elementos marinhos, amêijoas, peixes, búzios …

A receita que surgiu das cozinhas conventuais, tem sido mantida ao longo das várias gerações e Aveiro é a detentora dos mais autênticos Ovos Moles, conhecido e muito apreciados quer a nível Nacional quer a nível Internacional…

Sem comentários: