quarta-feira, 30 de julho de 2008

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO “RIALIDADES” DE RUI BELA

Magia ao Entardecer - Rialidades de Rui Bela

Na próxima Sexta-feira, dia 1 de Agosto, pelas 18.00 horas, será inaugurada a Exposição de Fotografia “Rialidades” de Rui Bela, na Galeria dos Paços do Concelho.

A Exposição de Fotografia “Rialidades”, composta por cerca de 50 fotografias, estará patente até dia 31 de Agosto, podendo ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas, na Galeria dos Paços do Concelho (Praça da República, telefone 234 400 200). Tem entrada livre.


Rui Bela, natural de Ílhavo, é empresário, realizador e dinamizador do projecto "Rialidades" – Enciclopédia Audiovisual da Ria de Aveiro – do qual fazem parte as fotografias desta exposição. A criação de um banco de imagens, vídeo e fotografias, retratando, desde inícios do século XX, as vivências na laguna, um ecossistema tão rico em biodiversidade, tem sido uma das aspirações e preocupações do autor ao longo da sua carreira.

Nesta sua sexta exposição, Rui Bela recuperou um espólio fotográfico único sobre a praia da Costa Nova do Prado, conhecida pelos seus palheiros listados, num momento que esta regista 200 anos de existência. Tudo para conhecer através do som e imagem, pois para além da imagem estática de meia centena de molduras, o autor ainda realizou um documentário em vídeo, com 30 minutos de duração, onde retrata de uma forma audiovisual, o essencial de uma das praias mais cosmopolitas de Portugal cheia de histórias e tradições.


Bateirices - Rialidades de Rui Bela

O olhar de Rui Bela capta com grande sensibilidade as cambiantes de luz da Ria de Aveiro, onde a paisagem se vai transformando minuto a minuto, numa sucessão de imagens de grande beleza e serenidade. Os barcos moliceiros, de porte e colorido inconfundíveis, bateiras de cores garridas, bandos de aves e flora de toda a espécie, reflectem-se no espelho lagunar.

Nas asas das Dunas - Rialidades de Rui Bela

É pretensão do autor não só captar a beleza como também perpetuar no tempo a preservação dos hábitos e tradições das gentes que na laguna recolheram o ganha-pão diário ou simplesmente se serviram dela para passar alguns dos melhores momentos da sua vida. Os problemas que afectam a região, tais como a extinção gradual das salinas e da própria existência da laguna, com todas as consequências sociais, culturais e humanas, são uma das suas preocupações.

Dois Voos - Rialidades de Rui Bela

Sem comentários: