segunda-feira, 14 de julho de 2008

Funchal 500 anos: Regata dos Grandes Veleiros - Participantes VII


POGORIA


Classe A
Bandeira Polaca
l.o.a. 41.1m
Armação Goleta
Ano de construção 1980
Porto de origem Gdynia
Inscrito por Sail Training Association Poland

DADOS BIOGRÁFICOS

O veleiro completo Pogoria foi construído em 1980 pela Iron Shackle Fraternity - um projecto educacional marítimo, que foi concebido e fundado pelo Capitão Adam Jasser, em 1971. O projecto foi patrocionado posteriormente pela Televisão Nacional Polaca e pela TV Magazine 'Flying Dutchman'.
O actual dono e empresário do Pogoria é a Sail Training Association Poland. O seu comprimento total é de 154 pés, com acomodação para até 50 membros da tripulação e estudantes.


***


PELICAN
Classe A
Bandeira Reino Unido (UK)
l.o.a. 34.6m
Armação Goleta
Ano de construção 1948
Porto de origem Weymouth
Inscrito por Adventure under Sail



DADOS BIOGRÁFICOS

Pelican de Londres é único entre os Square Riggers (navios de velas redondas). A forma do seu casco tem origem nos clippers de elite franceses do fim do século XIX, com um comprimento de boca à razão de 5:1, uma proa alargada, boa entrada e desembarque. Foi acrescentada uma longa popa, que proporciona um espaço e conforto excepcionais para operações por todo o mundo.
A sua armação exclusiva gera o dobro da sua potência de motor e é no entanto manejável e facilmente adaptável a condições extremas. É ainda de tamanho familiar com 45m (150ft) LE.
Desta reconstrução total apenas o magnífico casco, do Pelican de 1946, se mantém. Novas anteparas, novos convés, tanques inoxidáveis e canalizações, tudo foi construído para ir de encontro aos exigentes padrões do último “Code of Practice for the Safety of Large Commercial Sailing Vessels”.

Pelican foi concebido, principalmente, como um navio de treino de mar, mas é capaz de desempenhar diferentes papéis por todo o mundo.

Mais informações: www.adventureundersail.com

Sem comentários: