quinta-feira, 24 de julho de 2008

Sec. de Estado dos Transportes - Inaugura Centro de Controlo Marítimo


Esta quinta-feira, dia 24 de Julho, vai proceder-se à inauguração do Centro de Controlo Marítimo do Porto de Aveiro. A cerimónia, com início previsto para as 11:30, decorrerá junto ao edifício do Departamento de Pilotagem, na Barra.

A Secretária de Estado dos Transportes, Eng. Ana Paula Vitorino, preside à inauguração de uma obra orçada em cerca de 8 milhões de euros, e que tem, como principais objectivos, melhorar as condições de segurança da navegação marítima, de salvaguarda da vida humana no mar e de protecção do ambiente na aproximação exterior e nos canais interiores de navegação do porto de Aveiro, bem como melhorar a eficiência do tráfego marítimo e gerir em tempo real toda a informação relacionada com a movimentação dos navios e respectivas cargas transportadas.

Para além do novo edifício, o VTS do Porto de Aveiro é suportado por três torres radar (duas com 30 metros e uma com 15 metros de altura), localizadas estrategicamente de forma a monitorizar os canais principais e secundários de navegação.

O sistema VTS é composto essencialmente por vários subsistemas, onde se destacam os seguintes: Radar; Identificação automática dos navios, (AIS); Comunicações VHF; VHF Direction Finder ; Base de Dados; Estação meteorológica local.


Fonte: Porto de Aveiro: Newsletter n.º 152

Sem comentários: