sexta-feira, 21 de março de 2008

Ria de Aveiro entre as áreas prioritárias para defesa do litoral


A Ria de Aveiro foi confirmada esta quinta-feira pelo Governo entre as três áreas de intervenção prioritária para operações de requalificação e valorização do litoral, embora não tenha sido ainda aprovada a criação da sociedade Polis para a gestão do território lagunar.

Além da laguna, estão abrangidos o Litoral Norte e a Ria Formosa.
Estado, municípios e entidades privadas vão ser envolvidos no programa que contará com fundos comunitários no âmbito do QREN.

O Conselho de Ministros aprovou, no entanto, apenas o Decreto-Lei que constitui a sociedade Polis Litoral Ria Formosa – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria Formosa, uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos para a gestão, coordenação e execução do investimento a realizar.

Segundo o ministro do Ambiente, Nunes Correia, que falava no final do Conselho de Ministros, o Polis da Ria de Aveiro vai incluir 11 municípios que circundam a praia e prevê "sistemas de protecção contra a erosão costeira" e a requalificação de "todas as zonas urbanas que confrontam com a ria e a zona de mar".

A resolução do Governo determina nas áreas de intervenção prioritária a realização de um conjunto de operações de requalificação e valorização de zonas de risco e de áreas naturais degradadas situadas no litoral.

O Polis Litoral – Operações Integradas de Requalificação e Valorização do Litoral surge com vários objectivos, entre os quais potenciar os recursos ambientais como factor de competitividade; proteger e requalificar a zona costeira; prevenir e defender pessoas, bens e sistemas de riscos naturais ou promover a fruição pública do litoral, suportada na requalificação dos espaços balneares e do património ambiental e cultural.

O modelo de intervenção será estruturado num Plano Estratégico e na criação de uma entidade gestora com a natureza de empresa pública de capitais exclusivamente públicos que associa o Estado, com participação maioritária, e os municípios territorialmente abrangidos, “a quem incumbe a gestão, coordenação e execução das operações de requalificação e valorização definidas”.

Fonte: Notícias de Aveiro.

3 comentários:

artes_romao disse...

Boa tarde Carla, peço desculpa de apenas responder só hoje,mas como n deixou comentário no meu blog,nem me tinha apercebido desta situaçao...
obrigado pelo caloroso e simpatico comentário k me deixou muito orgulhosa de saber k os emus trabalhos foram reconhecidos neste site excelente, k inda por cima é muito importante p mim estar representada em algo k fala da minha terra(Aveiro).
em relaçao a permissao da postagem das telhas é claro k pode 'levar' as imagens c a devida identificaçao,hehe..
mas se por acaso tiver interessada em alguma telha ou outro trabalho esteja a vontade para encomendar ou também se souber d alguem interessado é só me avisar...
em tenho algumas com motivos do Mar,porque na minha casa a decoraçao passa por este lindo motivo mar e tudo o k estiver relacionado c ele. mas tenho telhas e outros trabalhos c outros temas. se tiver interessada em alguma peça em especial mas que tenha ideia de outro tema k n esteja nessa peça esteja á vontade k tenho encontrar p satisfazer a pessoa em causa...
votos de uma Páscoa FELIZ!!!

PSousa disse...

Excelente blog da nossa região, por isso parabéns pelo facto e será destaque num post Bancada Directa.

Santa e Feliz Pásco

Fique bem

Bauhinia disse...

Muitissimo obrigado pelas mensagens que me têm deixado no blog... São um verdadeiro incentivo para continuar o meu trabalho.

A todos, desejo muita sorte na vida.