quarta-feira, 7 de maio de 2008

Aveiro: Exposição internacional de cartoon "ÁGUA COM HUMOR”


“Sendo, a água, um bem precioso, preciosa é a região onde se insere o Porto de Aveiro. Temos uma esplendorosa Ria, um mar que afaga costa luminosa. Quanto a refrigério, água e humor emparelham. Na vida, como na feliz simbiose desta exposição que o Porto de Aveiro, enquanto membro dinamizador da Comissão das Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro, oferece à comunidade. Mais uma iniciativa a enriquecer o bojudo lote de manifestações culturais do programa evocativo do Bicentenário. Que a água, aqui usada como tema inspirador de magníficos cartoons, vos rasgue mil sorrisos e alguma reflexão.”

É desta forma que José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, apresenta a exposição internacional de cartoon “ÁGUA com HUMOR”, que irá ser inaugurada, este sábado dia 10 de Maio, pelas 15 horas, na Casa de Cultura Fernando Távora, e poderá ser visitada por todos nós até 08 de Junho.
Esta exposição, que já percorreu várias cidades do nosso país, reúne cerca de 150 cartoons sobre o tema da água, e mostra como se pode, com algum humor, chamar a atenção de todos para um dos principais problemas do mundo neste começo do séc. XXI.

Segundo o Director do Museu Nacional de Imprensa, Luís Humberto Marcos:

"... o humor é um bem inesgotável, ao contrário da água potável que tende a esgotar-se em largas zonas do planeta. Este rio de humor é por isso mais cristalino do que a água das torneiras."

“AGUA com HUMOR” tem produção do Museu Nacional da Imprensa, sendo organizada pela Comissão das Comemorações do Bicentenário da Abertura da Barra de Aveiro, Porto de Aveiro, Município de Aveiro e Museu de Aveiro. De registar ainda o apoio do “Diário de Aveiro” e da “Rádio Terra Nova”, dois órgãos de comunicação social que têm acarinhado bastante todas as realizações integradas nas comemorações do Bicentenário da Barra de Aveiro.

Aqui ficam alguns dos cartoons premiados no V PortoCartoon, e que poderá encontrar na exposição a inaugurar dia 10 de Maio.


Estamos todos convidados!!!

GRANDE PRÉMIO PORTOCARTOON

Autor: MUHITIN KOROGLU - Turquia


2º PRÉMIO

Autor: GRZEGORZ SZUMOWSKY - Polónia

3º PRÉMIO

Autor: YURI OCHAKOVSKY - Israel

: : :


MENÇÕES HONROSAS

ANGEL BOLIGAN CORBO - Cuba

STEFAN DESPODOV - Bulgária


PEDRO SUÁREZ - Cuba


Willem Rasing - Holanda

Mikhail Zlatkovsky - Rússia

Sem comentários: