terça-feira, 13 de maio de 2008

Geminação com Gijón dá frutos...

APA e o Centro de Seguridad Marítima Integral Jovellanos celebram acordo

Porto de Gijón

Porto de Aveiro

No passado dia 9 de Maio, a APA e o Centro de Seguridad Marítima Integral Jovellanos (Espanha), assinaram um protocolo de colaboração tendo em vista o desenvolvimento e execução de projectos de investigação e estudos destinados a encontrar soluções para a problemática do sector marítimo portuário, assim como em projectos que permitam a reciclagem dos profissionais da APA, S.A., mediante adequada formação.

O acordo foi assinado por José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APA, e por Enrique Fernandez Pérez, representando este o Centro de Seguridad Marítima Integral Jovellanos, no exercício de poderes delegados pelo Conselho de Administração da Sociedad Estatal de Salvamento y Seguridad Marítima.

Através dos mecanismos estabelecidos no acordo, o Centro Jovellanos, que dispõe de uma vasta equipa de profissionais, técnicos e de equipamento de simulação, realizará, mediante solicitação e por conta da administração do porto de Aveiro, a assistência técnica e estudos de manobrabilidade de navios no porto de Aveiro; o estudo e a digitalização de diversos cenários de entradas e saídas do porto, bem como o desenvolvimento de planos de formação dirigidos aos profissionais que executam essas manobras.

Por seu turno, e para viabilização do ponto anterior, a APA facultará ao Centro Jovellanos a cartografia existente, assim como a informação sobre ventos locais, fotografias aéreas do porto e demais dados complementares que se revelem necessários à elaboração dos cenários e estudos de manobrabilidade referidos.

Prevista também a colaboração estreita no que se refere ao planeamento de cursos e na concepção de material didáctico, com especial ênfase em aspectos inovadores dos mesmos e na aplicação de novas tecnologias aos planos formativos.

Para a prossecução do acordo vai ser constituída uma comissão conjunta, formada por dois representantes da Administração do Porto de Aveiro e outros dois do Centro Jovellanos. Esta comissão poderá propor a extensão do acordo de colaboração a novos campos de actuação.

Este protocolo surge no seguimento da geminação do Porto de Aveiro com o Porto de Gijón, começando já a evidenciarem-se resultados concretos desta ligação entre as duas administrações portuárias.


Fonte: Porto de Aveiro: Newsletter n.º 139.

Sem comentários: