Fonte: Jornal de Notícias
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Jardim Oudinot - Vem aí o maior parque da ria
Fonte: Jornal de Notícias
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Porto de Aveiro às 07:47
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
"O Barco Moliceiro. Construção de um Modelo"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Locais a visitar..., Museu Marítimo Ílhavo, Ria de Aveiro às 11:07
sábado, 24 de novembro de 2007
Mar e Ria em Forma de Arte
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 00:31
Monumento ao Marnoto e à Salineira
Toda a sua estrutura em aço inox assenta numa base de betão. Divide-se esta última em vários lagos comunicáveis entre si, representando as salinas, local de trabalho do marnoto e da salineira. Das duas formas piramidais, que desenham os montes de sal, descortinam-se umas faixas verticais, que simbolizam os armazéns de sal e as típicas casas da Costa Nova. O módulo de central, que se encontra entre estas duas faixas, é totalmente preenchido por uma queda de água, assemelhando-se às velas do Barco Moliceiro. Deste barco, típico da região, visualizam-se, ainda, a proa e a ré que, de acordo com a sua disposição e conforme o ângulo de visão, permite-nos reconstruir a imagem da embarcação no seu todo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar... às 00:25
A Salineira e o Marnoto

O Marnoto
Veste camisa de lã branca sobre a qual usa, em volta do pescoço, um lenço de cor vermelha. Na cabeça protege-se com um chapéu preto, de feltro, com abas largas ou um barrete de fazenda de lã. Para baixo veste bragas ou calções azuis de algodão, aos quais se chamam manaias.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar... às 00:06
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Painéis Cerâmicos de Aveiro (2)
Painéis azujelares da Estação de Caminhos de Ferro de Aveiro
O edifício da estação é constituído por três sectores: um central, de três pisos apresentando três portas amplas ao nível do plano inferior; e dois laterais simétricos, de dois pisos, com uma porta e dois postigos de secção rectangular. Obedece a uma gramática estilística que se designa por “casa portuguesa”, sendo um bom exemplar ao nível regional. Mas, mais do que a arquitectura, é a azulejaria que torna o edifico notável. Este, apresenta uma riquíssima colecção de painéis de azulejos que revestem as paredes das suas fachadas. O seu objectivo é, não só, ilustrar as fachadas do edifício, mas também transmitir, através de um discurso visual de leitura fácil e assegurada (Calado, 2001, p.245), os principais monumentos culturais da região e do país aos viajantes e utentes em geral que por ali passam. Deste modo, entre os principais painéis encontram-se essencialmente, motivos etnográficos e monumentais, tais como: figuras, fainas e paisagens tipicamente características da região; as armas da cidade; figuras ilustres que contribuíram para a construção da linha ferroviária, monumentos de carácter regional e nacional. Autores: 1916 - Licínio Pinto e Francisco Pereira, 1986 - Breda e em 2000 - F. Lista
Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Aveiro, Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 23:43
Painéis Cerâmicos de Aveiro (1)

Todos eles representam aspectos tradicionais do modus vivendis das gentes da região aveirense: a apanha do moliço, a pesca na Ria, os marnotos, as salineiras, etc.
A mistura de cores aqui utilizada representa bem a realidade da vida laboral destas pessoas, nomeadamente nas suas vestes e utensílios utilizados.

Na Rua de Coimbra destacam-se painéis circulares que sob um fundo de cor laranja representando as actividades tradicionais e os símbolos característicos da região, por forma a manter viva a memória de tempos passados, nomeadamente: a produção e transporte do sal em canastras, o barco moliceiro, os ovos moles, a tricana, etc. Por seu lado, na Rua Belém de Pará, sob o mesmo fundo laranja, os conjuntos de painéis são rectangulares, representam figuras típicas.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 22:42
Exposição de Fotografia "Porta de Mar"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Comemorações, exposições, Locais a visitar..., Mar às 08:35
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
As Gaivotas

Postado por
Bauhinia
0
comentários
Forte da Barra - A Origem
Localizado no extremo oeste da Ilha da Mó do Meio, na Gafanha da Nazaré, e classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-Lei nº 735 de 21 de Dezembro de 1974, o Forte da Barra trata-se de "...uma obra do tipo abaluartado, restando, actualmente, uma pequena cortina de dois meios baluartes. Depois que deixou de ser necessária a defesa do Rio Vouga, foram edificadas construções sobre a cortina e o meio baluarte norte. Também o espaço existente entre os dois meios baluartes foi afectado. No baluarte sul foi erguida uma torre de sinalização mas, nesse lado, ainda é visível parte da escarpa, cordão e três canhoeiras cortadas no parapeito. Os dois meios baluartes remontam, assim parece, a épocas diferentes. O flanco norte aparenta ser oblíquo à cortina, enquanto o do sul é perpendicular. Também as linhas rasantes não são do mesmo ângulo". Descrição de Nogueira Gonçalves no Inventário Artístico de Portugal.
No séc. XX, o forte passou, a ser administrado pela Junta do Porto de Aveiro, depois Junta Autónoma do Porto de Aveiro e, mais recentemente, Administração do Porto de Aveiro.
Nas últimas décadas o piso térreo da fortificação foi usado como depósito de materiais e o farol continua a desempenhar funções de sinalização na navegação interna.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria às 10:36
Forte da Barra (3)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria, Porto de Aveiro às 09:33
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Forte da Barra (2)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria às 22:28
Forte da Barra (1)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria às 21:05
Centenas de golfinhos dão à costa e morrem
Centenas de golfinhos estão a dar à costa da ilha cabo-verdiana da Boa Vista, tendo morrido pelo menos 265, noticia hoje a imprensa de Cabo Verde. Um desastre ecológico que os biólogos ainda não conseguiram explicar.
Contactada pela Rádio de Cabo Verde (RCV), uma especialista afirmou desconhecerem-se, para já, as razões que levaram os golfinhos a dirigirem-se para as praias em tão grande número. De acordo com a RCV, domingo encalharam numa praia da Boa Vista 265 golfinhos, que acabaram por morrer apesar das tentativas das autoridades marítimas e de populares para os salvar alguns desses animais marítimos. Os golfinhos mortos foram imediatamente enterrados no local. Hoje deu à costa mais um grupo, constituído por cerca de 70 exemplares, havendo também poucas possibilidades de os salvar, apesar dos esforços que estão a ser feitos para pelo menos devolver ao mar alguns. Mais 400 golfinhos a caminhoEntrevistada pela RCV, a bióloga Ivone Delgado referiu que ao largo da ilha está mais um grupo de golfinhos, constituído por cerca de 400 exemplares que aparentam estar desorientados e que poderão também dar à costa. Contactada pela TSF, Marina Sequeira, bióloga marinha do Instituto de Conservação da Natureza, explica que para perceber este fenómeno é necessário, primeiro, identificar a espécie de golfinhos de que se trata. «Podemos estar na presença de uma espécie gregária, na qual os elementos do grupo têm laços muito fortes entre si, e se há um ou dois animais doentes que se dirijam para a praia, os outros membros do grupo não abandonam esse animal», explicou a bióloga.«Há também espécies que são afectadas por sonares militares de alta-frequência, porque as frequências são tão elevadas que causam danos irreversíveis no ouvido interno e os animais acabam por morrer», acrescenta Marina Sequeira.Para salvar os restante animais, a biológica sugere que as autoridades tentem «empurrar os animais sobreviventes para o mar» ou, no caso de ser uma espécie gregária, «é preciso eliminar os animais doentes ou feridos» para que os outros saiam da praia.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Lenda da criação do Mar
(Lenda indígena / Bruxo-els)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Poema Mar de Miguel Torga
Mar!
Mar!
Mar!
Mar!
Mar!
in "Poemas Ibéricos"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Dia Nacional do Mar - Museu Marítimo de Ílhavo
- Jornada do Mar " Bolhas, Agulhas e Bússolas";
- Visita das Comunidades Piscatórias.
- 17h00 - Inauguração da Exposição Temporária "Nós, do Mar";
- 21h00 - Conferência "A Maritimidade na obra de Miguel Torga".
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Mar, Museu Marítimo Ílhavo às 09:42
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Meu nome Mar
Esta exposição resultou da ideia de identificar na obra de reconhecidos fotógrafos portugueses alguns trabalhos de "temática marítima" suceptíveis de compor um diálogo colectivo e de permitirem ao público uma reflexão própria sobre os modos de representação do mar na fotografia portuguesa contemporânea. Este diálogo inédito, tornar-se-á ainda mais intenso mercê da presença imponente e fortemente material da instalação em chapa de ferro de autoria de Alberto Carneiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, exposições, Locais a visitar..., Museu Marítimo Ílhavo às 15:31
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
"Sensações na Ria"
Com núcleo logístico a operar desde Aveiro, utilizando meios náuticos e aéreos, o projecto Sensações na Ria pretende mostrar a Região de Aveiro de forma dinâmica, animada, e motivar a vivência de experiências únicas.
Este projecto demonstra o empreendedorismo de empresas jovens, localizadas em Aveiro, direccionadas para as novas tendências do mercado, empenhadas em proporcionar uma oferta diferenciadora e captar novos segmentos de mercado.
As idiossincrasias do território regional de Aveiro permitem observar paisagens exclusivas, de grande beleza natural, paisagística e patrimonial. A Ria de Aveiro com os seus múltiplos canais, as serranias no interior, o magnífico cordão dunar que acompanha a linha da costa marítima, os diversos rios - Vouga, Paiva e Douro, proporcionam cenários únicos e inesquecíveis.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Locais a visitar..., Ria de Aveiro às 18:49
quinta-feira, 8 de novembro de 2007
Grupo Coral do Porto de Aveiro
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Comemorações, Porto de Aveiro às 08:52
Documento Histórico - Abertura da Barra de Aveiro

Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Barra de Aveiro, Blogmar, Comemorações, Porto de Aveiro às 08:11
terça-feira, 6 de novembro de 2007
2007/2008 Anos Internacionais do Golfinho
As Nações Unidas, através da Convenção sobre Espécies Migratórias de Animais Selvagens, e em conjunto com entidades empenhadas na defesa destes animais, designaram 2007/2008 como os Anos Internacionais do Golfinho. A campanha envolve governos, organizações não governamentais e vários parceiros privados e pretende educar as pessoas acerca das distintas espécies de golfinhos existentes e consciencializar políticos e comunidades para a necessidade da sua preservação.
Na representação de todas as ameaças sofridas pelos golfinhos aqui fica mais dantesca, o brutal massacre de golfinhos no Japão... Eu confesso que ainda não consegui ver o vídeo até ao fim...
Créditos: Fausto Gonçalves.
Postado por
Bauhinia
1 comentários
Exposição "Águas Belas"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, exposições, Locais a visitar..., Museu Marítimo Ílhavo às 08:00
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
Junho 2007 - Porto de Aveiro ganha prémio de gestão de óleos usados

A estrutura portuária de recolhimento de óleos usados refere-se a um factor importante do ponto de vista ambiental, já que cerca de 1300 navios passam por Aveiro anualmente. “A estrutura permite que tenhamos um modelo de implementação da recolha sempre que um navio precise efectuar a entrega de óleos", avalia Cacho, acrescentando que o Porto de Aveiro está na vanguarda do recolhimento de óleos usados.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Porto de Aveiro às 08:20
RÁDIO TERRA NOVA lança Concurso literário

- Perpetuar em registo escrito o que, por vezes, só subsiste na tradição oral das gentes que fizeram e ainda fazem do Mar e da Ria o centro de toda a sua vivência;
- Valorizar as suas histórias de vida;
- Fortalecer os laços de partilha entre as diferentes gerações;
- Incentivar nos Jovens o interesse e amor pela Terra onde habitam e convivem.
Consulte o regulamento aqui.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Comemorações às 07:49
Antiga lota vai ser vendida ainda este ano
A Administração do Porto de Aveiro (APA) ficou na plena posse da antiga lota de pesca, na cidade de Aveiro, onde está previsto criar um novo pólo de equipamentos multi-serviços.
O Conselho de Ministros aprovou na reunião de quarta-feira o decreto-lei que desafecta do domínio público marítimo a parcela de terreno e confirma a respectiva integração no património da APA.
Esta decisão permite ao Porto de Aveiro avançar, formalmente, com o processo de alienação da antiga lota, que está enquadrada no Plano de Urbanização do Programa Polis.
O decreto-lei aprovado pelo Governo tem efeitos reportados a 3 de Dezembro de 1998.
A APA tem sido abordada por investidores com interesse na antiga lota, que fica junto à cidade, mas a venda dos 120 hectares de terrenos deverá ser feita através de concurso público.
O presidente da administração, José Luis Cacho, adiantou que a tutela “já autorizou a hasta pública”, o que poderá acontecer ainda este ano. O valor base é de 12 milhões de euros.
A Câmara de Aveiro já pôs de lado a aquisição, por motivos financeiros.
A antiga lota será dotada de espaços para actividades diversas, desde comércio, hotelaria, serviços, restauração e equipamentos lúdicos.
A requalificação da área tem sido feita no âmbito do Programa Polis, decorrendo actualmente obras de reforço da plataforma, muros envolventes, recuperação de eclusas e construção de uma ponte viária. Trabalhos orçados em cerca de 4 milhões de euros.
Em troca, a Sociedade Aveiro Polis recebeu um terreno com seis hectares, localizado junto do terminal TIR-TIF.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Porto de Aveiro às 07:36