sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Painéis Cerâmicos de Aveiro (1)

Painéis Cândido Teles


Conjunto de painéis de cerâmica, de Cândido Teles, em relevo que revestem a parede que suporta o terraço em que assenta a Praça da Republica, e a casa da Cultura, na sua frente para o Canal Central, Rua do Clube dos Galitos.
Todos eles representam aspectos tradicionais do modus vivendis das gentes da região aveirense: a apanha do moliço, a pesca na Ria, os marnotos, as salineiras, etc.
A mistura de cores aqui utilizada representa bem a realidade da vida laboral destas pessoas, nomeadamente nas suas vestes e utensílios utilizados.

Painéis Murais da Praça da República

Da autoria de Vasco Branco, este é um conjunto azulejar que reveste o desnível das ruas de Coimbra e Belém do Pará no acesso à Praça da República.
Na Rua de Coimbra destacam-se painéis circulares que sob um fundo de cor laranja representando as actividades tradicionais e os símbolos característicos da região, por forma a manter viva a memória de tempos passados, nomeadamente: a produção e transporte do sal em canastras, o barco moliceiro, os ovos moles, a tricana, etc. Por seu lado, na Rua Belém de Pará, sob o mesmo fundo laranja, os conjuntos de painéis são rectangulares, representam figuras típicas.

Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.

Sem comentários: