sábado, 24 de novembro de 2007

A Salineira e o Marnoto

Estas estátuas são duas figuras típicas do meio laboral de Aveiro, são elas a Salineira e o Marnoto, estão localizadas em duas das extremidades da ponte sobre o Canal Central, actual Praça Humberto Delgado.



A Salineira

A Salineira, é uma figura tradicional do meio laboral, esta tem a árdua tarefa de transportar o sal em canastras de vime (65 – 70 kg), do barco para os armazéns. Usa saia garrida comprida e blusa de motivos claros, com rendas nas mangas. Por cima da saia, um avental de serguilha e, sobre a blusa, um xaile colorido, de franjas longas, traçado da esquerda para a direita. Normalmente, anda descalça ou calça chinelas pretas envernizadas, enquanto que na cabeça usa um chapéu de aba larga arqueada, onde prende um lenço de lã, também garrido.




O Marnoto

O Marnoto também é uma figura tradicional do meio laboral, é caracterizado por ser uma figura de braços hercúleos, traços morenos e pele bastante bronzeada pelo sol devido às actividades desenvolvidas nas salinas, entre os meados da Primavera e o final do Verão. Apresenta mãos calejadas dos remos e pés endurecidos pelos cristais do sal.

Veste camisa de lã branca sobre a qual usa, em volta do pescoço, um lenço de cor vermelha. Na cabeça protege-se com um chapéu preto, de feltro, com abas largas ou um barrete de fazenda de lã. Para baixo veste bragas ou calções azuis de algodão, aos quais se chamam manaias.


Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.

Sem comentários: