200 anos da Barra de Aveiro

Loading...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Junho 2007 - Porto de Aveiro ganha prémio de gestão de óleos usados


A Administração do Porto de Aveiro (APA), terminal localizado em território português, recebeu o diploma de “Empresa Amiga do Ambiente” ofertado pela Ecolub, entidade que assegura o recolhimento de óleos usados. O prémio é válido para o funcionamento do sistema integrado de gestão de óleos usados e destinado para a instituição que mais se destacou nesse sector em 2006.

O diploma, segundo o Ecolub, representa o desenvolvimento sustentável e a preocupação ambiental da Administração e também das empresas situadas no Porto de Aveiro.O presidente do Conselho de Administração da APA, José Luís Cacho, comenta que a empresa tem conseguido colocar em prática um conjunto de procedimentos no sentido de proporcionar melhores condições operacionais e, também, de cumprir as regras ambientais.

A estrutura portuária de recolhimento de óleos usados refere-se a um factor importante do ponto de vista ambiental, já que cerca de 1300 navios passam por Aveiro anualmente. “A estrutura permite que tenhamos um modelo de implementação da recolha sempre que um navio precise efectuar a entrega de óleos", avalia Cacho, acrescentando que o Porto de Aveiro está na vanguarda do recolhimento de óleos usados.

Além das regras já existentes para a utilização de energias, o Porto de Aveiro analisa a possibilidade de instalar sistemas de produção de energias renováveis na área portuária. Para isso, será necessário compatibilizar esse cenário com o plano de expansão do porto e com as normas ambientais vigentes.
Fonte: http://www.portogente.com.br/ em 12 de Junho de 2007.

Sem comentários: