O acordo de geminação integra o programa da visita de uma delegação da Autoridade Portuária de Gijón ao Porto de Aveiro. Uma hora antes da celebração do acordo terão início as apresentações dos dois portos.O programa inclui ainda uma visita ao Porto anfitrião.
Tendo por base o acordo de geminação, ambos os portos se comprometem ao livre e franco intercâmbio de informação relacionada com os tráfegos de cada porto; informação sobre o historial estatístico de cada um; projectos de desenvolvimento da infra-estrutura portuária e estudos genéricos de mercado, tendo em vista o seu aumento de tráfego.
Os portos de Aveiro e de Gijón estudarão a possibilidade de criar meios técnicos e financeiros, através de empresas conjuntas ou outros acordos comerciais, para promover o tráfego e outras actividades portuárias. A cooperação na formação de grupos técnicos de trabalho para intercâmbio de visitas de formação é outra das virtualidades do acordo, que prevê também a “actuação como embaixadores de boa vontade entre os dois portos”. Através do seu processo de promoção, fomentar-se-á a “relação e vantagens de estabelecer negócios com os Portos Irmãos”.
Será criado um grupo de trabalho incumbido de pôr em prática as intenções do acordo a assinar depois de amanhã. A realização de reuniões regulares, a fim de analisar o desenvolvimento das iniciativas, está também prevista no clausulado. A Administração do Porto de Aveiro convida os órgãos de comunicação social a estarem presentes na sede da APA, na próxima quinta-feira, para a cobertura deste acto de inegável significado para ambas as estruturas portuárias, assim como para um intercâmbio ibérico que se pretende seja o mais frutuoso possível.
Fonte: Porto de Aveiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário