quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Exposição "Aveiro: Objectos que fazem História"

Visite a Exposição "Aveiro: Objectos que fazem História" que se encontra patente até 31 de Maio de 2008, de Terça a Domingo, das 10.00 às 12.30 horas e das 14.30 às 19.00 horas, no Museu da Cidade, marcando, assim, o primeiro acto oficial do Museu da Cidade foi assinalado com a inauguração desta exposição. A mostra será constituída por 35 obras pertencentes ao acervo municipal, ao Museu de Aveiro, ao Porto de Aveiro, ao Museu da Marinha e à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.

O conceito da exposição centra-se nos objectos enquanto manifestações da essência e do espírito empreendedor do Homem. Estes constituem testemunhos fulcrais da sua existência e das suas realizações. Através deles dá-se corpo à cultura material que caracteriza e diferencia um indivíduo e uma comunidade das suas congéneres. Pelos objectos reconstitui-se a existência, a História. Peças inertes que, no silêncio da sua morfologia, expressam a função que desempenharam, as acções que provocaram, as sensações que despertaram...

Ainda que procurando obedecer a uma ordem cronológica, os objectos seleccionados foram ordenados em quatro grandes temas que expressam quatro vertentes de Aveiro: A Matriz, A Obra, Os Actores e As Representações.
A exposição é fruto do trabalho que a Câmara Municipal de Aveiro tem vindo a desenvolver: uma política de dinamização cultural, com um forte ênfase na estruturação de uma política museológica integrada e concertada entre os vários espaços culturais existentes no concelho.

Neste âmbito, encontra-se em estruturação o Museu da Cidade de Aveiro, museu de território polinucleado, compreendendo vários pólos complementares e um centro nevrálgico gestor e aglutinador de temáticas. Assim, laços de cumplicidade são estabelecidos com a comunidade e, simultaneamente, oferecem-se soluções lúdico-pedagógicas aos residentes e a todos os que nos visitam, o que tem vindo a permitir um aumento exponencial do número de visitantes às unidades museológicas em funcionamento.

Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.

Sem comentários: