terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Obelisco da Praia da Barra



Quem tem o privilégio de poder passar pela Praia da Barra, para além de poder observar o belíssimo Farol, considerado o maior de Portugal e o segundo maior da Europa, tem a possibilidade de admirar também o Obelisco da Praceta Carlos Roeder, também conhecida como o Largo do Obelisco. Este monumento comemorativo foi ali erigido para assinalar a concretização das obras de melhoramento do porto, nomeadamente as instalações do porto de pesca, a lota e as primeiras grandes instalações industrias do porto, as da Sacor.

Em 2005 o monumento, bem como toda a zona envolvente foi requalificada, devido ao estado de degradação e abandono, que se apresentava há anos. A este renovado espaço atribuíram o nome de Praceta Carlos Roeder, em homenagem ao empresário que em 1960 recebeu a medalha de mérito industrial, e que ao longo da vida esteve sempre ligado a várias áreas, como cerâmica, minas, metalomecânica, pescas e construção naval.

Para todos aqueles que quiserem ficar a conhecer um bocadinho da história da região, poderão ver no monumento, as seguintes inscrições:

"Estando as águas da ria represadas durante cerca de um século, por motivo da insuficiência da Barra, foi construído de 1802 a 1808 sob a regência do príncipe D. João, o molhe central, que abriu definitivamente a comunicação com o mar, saneou a região e restabeleceu a navegação."

"Em 16 de Outubro de 1932, o Presidente da República, General António Óscar de Fragoso Carmona, lançou solenemente a primeira pedra para a construção das obras de melhoramento da barra."

"A 5 de Julho de 1959, durante as comemorações do milénio de Aveiro, o presidente da República Américo Deus Rodrigues Thomaz, descerrou este padrão comemorativo da construção das obras exteriores ao porto."

Este, é só mais uma pedaço da história desta região, que vale a pena conhecer....

1 comentário:

Sara disse...

É sempre bom estar em lugares como este, mas o fato de que há muitos anos que eu estou indo de férias para a praia Espero que este ano pode mudar um pouco de direção, eu acho que vou tentar conseguir ums apartamentos mobiliados em buenos aires