

Tal como aconteceu com outros lugres da pesca do bacalhau, também o “Santa Maria Manuela” foi sendo modernizado, de modo a adaptar-se às novas técnicas de pesca, de navegação e de comodidade para os tripulantes. Nessas sucessivas intervenções, o navio perdeu os mastros. Exceptuando o casco, tudo o resto foi o resultado dessas sucessivas obras de modernização.
Em 1993, o “Santa Maria Manuela” foi abatido por demolição ao registo dos navios de pesca, tendo apenas sido preservado o casco, e assim se manteve durante mais de uma década. No ano seguinte, um conjunto de 17 entidades, públicas e privadas, criaram a Fundação Santa Maria Manuela, com o objectivo de recuperar o antigo lugre, dando-lhe a sua forma original, mas projectando-o para nova actividade.
Por diversas razões, o projecto nunca avançou, até que, em 2007, a empresa “Pascoal & Filhos, SA”, sediada na Gafanha da Nazaré, e empresa armadora dos navios Pascoal Atlântico e Cidade de Amarante, tornou-se gestora e proprietária do casco do navio, decisão aprovada por unanimidade pelos membros da Fundação Santa Maria Manuela.
Por diversas razões, o projecto nunca avançou, até que, em 2007, a empresa “Pascoal & Filhos, SA”, sediada na Gafanha da Nazaré, e empresa armadora dos navios Pascoal Atlântico e Cidade de Amarante, tornou-se gestora e proprietária do casco do navio, decisão aprovada por unanimidade pelos membros da Fundação Santa Maria Manuela.
Os actuais gestores do projecto comprometem-se a manter o espírito e os objectivos centrais que nortearam a criação da Fundação Santa Maria Manuela numa base de sustentabilidade económico-financeira.
Clique na imagem e acompanhe o diário de bordo.
Boa Viagem!!!
Nota: Fotos retiradas do blog: http://santamariamanuela.blogspot.com/
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