O Lugre “Santa Maria Manuela”, irmão gémeo do "Creoula, foi construído nos estaleiros Navais da Companhia União Fabril, em Lisboa, no ano de 1937, como navio de quatro mastros.
Tal como aconteceu com outros lugres da pesca do bacalhau, também o “Santa Maria Manuela” foi sendo modernizado, de modo a adaptar-se às novas técnicas de pesca, de navegação e de comodidade para os tripulantes. Nessas sucessivas intervenções, o navio perdeu os mastros. Exceptuando o casco, tudo o resto foi o resultado dessas sucessivas obras de modernização.
Os actuais gestores do projecto comprometem-se a manter o espírito e os objectivos centrais que nortearam a criação da Fundação Santa Maria Manuela numa base de sustentabilidade económico-financeira.
Tal como aconteceu com outros lugres da pesca do bacalhau, também o “Santa Maria Manuela” foi sendo modernizado, de modo a adaptar-se às novas técnicas de pesca, de navegação e de comodidade para os tripulantes. Nessas sucessivas intervenções, o navio perdeu os mastros. Exceptuando o casco, tudo o resto foi o resultado dessas sucessivas obras de modernização.
Em 1993, o “Santa Maria Manuela” foi abatido por demolição ao registo dos navios de pesca, tendo apenas sido preservado o casco, e assim se manteve durante mais de uma década. No ano seguinte, um conjunto de 17 entidades, públicas e privadas, criaram a Fundação Santa Maria Manuela, com o objectivo de recuperar o antigo lugre, dando-lhe a sua forma original, mas projectando-o para nova actividade.
Por diversas razões, o projecto nunca avançou, até que, em 2007, a empresa “Pascoal & Filhos, SA”, sediada na Gafanha da Nazaré, e empresa armadora dos navios Pascoal Atlântico e Cidade de Amarante, tornou-se gestora e proprietária do casco do navio, decisão aprovada por unanimidade pelos membros da Fundação Santa Maria Manuela.
Por diversas razões, o projecto nunca avançou, até que, em 2007, a empresa “Pascoal & Filhos, SA”, sediada na Gafanha da Nazaré, e empresa armadora dos navios Pascoal Atlântico e Cidade de Amarante, tornou-se gestora e proprietária do casco do navio, decisão aprovada por unanimidade pelos membros da Fundação Santa Maria Manuela.
Os actuais gestores do projecto comprometem-se a manter o espírito e os objectivos centrais que nortearam a criação da Fundação Santa Maria Manuela numa base de sustentabilidade económico-financeira.
Clique na imagem e acompanhe o diário de bordo.
Boa Viagem!!!
Nota: Fotos retiradas do blog: http://santamariamanuela.blogspot.com/
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