A primeira referência conhecida a Aveiro data do ano de 959, onde, no testamento da Condessa Mumadona Dias, são legadas salinas em Allavarium. A produção de sal, bem precioso para a conservação dos alimentos, e a sua situação geográfica, tornam Aveiro um importante centro marítimo e comercial.
"terras in Alavario et Salinas que ibidem comparavimus in communiationes de prado alvar per suis terminis cum suos homines secundum in carta resonat."
(terras em Alavario e salinas que ali comprámos, confrontando com Prado Alvar, pelos seus limites e com os seus homens, como consta da escritura.)
Durante as comemorações do Milenário de Aveiro, foi criada uma emissão especial de selos comemorativa dessa importante data, e que circularam de 30 de Agosto de 1959 a 31 de Outubro de 1961.
Os selos foram desenhados por Álvaro Duarte, representando as armas da Cidade de Aveiro, em estilização. Foram impressos em off-set pela casa da moeda, sobre papel liso, e em folhas de 50 selos com denteado de 13,5. Emitiram-se cerca de 9 milhões de selos de 1$00 em ouro e violeta e 1 milhão de selos de 5$00 em cinzento, ouro e verde escuro.
Sem comentários:
Enviar um comentário