quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Costa Nova do Prado - a sua Origem


Costa Nova do Prado, ou Costa Nova, nome pelo qual é vulgarmente conhecida, é uma zona balnear e piscatória, situada entre o mar Atlântico e a serena laguna da Ria de Aveiro.

Foi fundada no início do século XIX, por habitantes de Ílhavo, na sequência da Abertura da Barra de Aveiro, em 1808. Com a construção e abertura desta obra marítima, os pescadores ilhavenses, que tinham "companhas" de arte xávega em S. Jacinto, viram-se forçados a deslocar-se um pouco mais para sul, escolhendo desta forma, para centro da sua actividade piscatória um local que ficava em direcção de Ílhavo e em frente à antiga Gafanha da Gramata, a actual Gafanha da Encarnação, e onde existia um enorme prado verdejante. Assim surgiu o nome Costa Nova do Prado: "Costa Nova", em alternativa à costa velha de S. Jacinto, onde os pescadores durante tanto tempo trabalharam e depois se transferiram para a Costa Nova, devido à distancia, ao tempo, à costa e à abertura da barra; do" Prado" porque ficava defronte da Gafanha da Encarnação e esta era verdejante e bonita.

As travessias eram feitas através de uma carreira da barca, entre o cais da Costa Nova e a Mota da Gafanha da Encarnação. Hoje em dia vêem-se marcas dessa carreira e pode-se ainda experimentar turisticamente a viagem que outrora se fazia.

Sem comentários: