sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os 110 anos da restauração do Município de Ílhavo

Os 110 anos de restauração do Município de Ílhavo é mais um festejo que se comemora no ano de 2008. Apesar de muito se escrever acerca das origens de Ílhavo, não se sabe ao certo a sua origem histórica, sabe-se que é um concelho antigo, mencionado em documentos datados de 1095.

"... a história de Ílhavo esta muito longe de se poder traçar conscientemente pela carência de documentos ao alcance de todos"

In: Artigo publicado no Arquivo do Distrito de Aveiro em 1938 - Rocha Madaíl.

O primeiro Foral de Ílhavo foi concedido por D. Dinis a 13 de Outubro de 1296, deste foral conhece-se apenas o seu registo, mas não se conhece nenhuma cópia, pelo menos que seja do conhecimento público.

A 08 de Março de 1514 D. Manuel I, no âmbito da reforma dos forais, iniciado por Carta Régia em 1497, concede-lhe foral novo, que viria a reger a vida concelhia nacional até à lei de Mouzinho da Silveira, que irá abolir com os Forais. Com a reforma administrativa, Ílhavo acaba por ser extinto como concelho e anexado ao concelho de Aveiro, pelo decreto de 21 de Novembro de 1895. Tal como seria de esperar, esta foi uma medida que não foi bem aceite pela população, que de tudo fez, para que Ílhavo reconquistasse a sua autonomia municipal.

E eis que em 1898, em decreto de 13 de Janeiro, é restaurado o município de Ílhavo, bem como todos os que foram extintos em 1895, para grande contentamento das gentes da terra... De muito interesse e motivo de orgulho foi a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ílhavo do dia 28 de Janeiro de 1898, no qual se debateu este decreto, elegendo o Executivo.

Decorridos 110 anos, 2008 é o ano para festejar este grande acontecimento histórico, e por isso mesmo a Câmara Municipal de Ílhavo, está a promover uma serie de iniciativas ao longo dos 12 meses do ano.

Decreto de 21 Novembro 1895

Decreto de 13 Janeiro 1898


Sessão extraordinária da Câmara Municipal de Ílhavo do dia 28 de Janeiro de 1898.

2 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está um blog que, "devendo" o seu aparecimento às comemorações dos 200 anos da reabertura da Barra de Aveiro, se tem revelado um excelente blog ligado às coisas do mar e das terras à beira do mar. Está de parabéns a sua autora, Carla Ferreira, pela qualidade que imprime ao seu blog, para nosso deleite, nós que somos da beira mar e que vivemos e gostamos do mar. "Toda a força avante", Capitão!

E para a nossa querida e amada terra de ÍLHAVO, os parabéns por mais este aniversário.

Bauhinia disse...

Bem … Estou sem palavras… O meu muito obrigado pela sua simpática mensagem.

Vivemos numa terra com história e para mim tem sido um prazer contribuir para a sua divulgação…

Como é linda a nossa terra!!!!