sexta-feira, 18 de abril de 2008

Arquivo APA: Termos de entrada de Embarcações 1854-1855

1854-1855 Termos de entrada de embarcações

Livro manuscrito de registo, da Alfândega de Aveiro, dos termos de entrada de embarcações. Na margem, dados quantitativos presentes no texto. Encadernado com pastas revestidas a papel de fantasia, com lombada em pele.


Transcrição do documento

"Nesta mesa grande da Alfândega de Aveiro compareceu José Inácio Caiado, mestre da Bateira portuguesa denominada Olho Vivo vinda do Porto com dois dias de viagem do lote de vinte e nove toneladas com quatro pessoas de tripulação e declarou o mestre trazer a seu bordo os seguintes géneros, a saber. Sete baús com diferentes objectos; um caixão com ditos ditos, um cesto com ditos ditos; um baú de lata com ditos ditos; um embrulho de esteiras; uma bacia de lata; um caixão com farinha de pão e carne.
E por que de nada mais consta a carga da dita bateira assinou o mestre este termo sujeitando-se em tudo às disposições do regimento e mais leis fiscais.

Alfândega de Aveiro oito de Junho de mil oitocentos cinquenta e quatro."


(O mestre assinou de cruz)

(Contém na margem direita do documento uma pequena listagem de elementos informativos a partir do documento: tipo de embarcação, nome, procedência, dias de viagem, tonelagem, n.º de tripulantes e passageiros).

Fonte: Arquivo da Administração do Porto de Aveiro.

Sem comentários: