sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cartografia: Prof. Dr. Carlos Alberto Nabais

Estes, são alguns mapas da colecção particular do Prof. Dr. Carlos Alberto Nabais Conde, que estiveram em exposição na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no âmbito do circuito de itinerância da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”, e que nos ajudam na compreensão do evoluir do litoral português.

Citações:

«É este conjunto, diversificado, que compõe o Arquivo da Administração do Porto de Aveiro. Se, a complementar Biblioteca, contém um acervo de obras impressas relativas a obras portuárias, nacionais e estrangeiras, justificadas pelos interesses das equipas técnicas e de engenharia, acrescentam-se muitas outras, sobre as actividades económicas e ambientais, gerais e locais, geradas e geradoras, das dinâmicas sócio-económicas».

Inês Amorim (comissária da exposição)

«Aproveitando a belíssima colecção do Professor Doutor Carlos Alberto Nabais Conde, seleccionámos alguns mapas dos séculos XVII e XVIII que podem ajudar na compreensão do que ia acontecendo com o evoluir desta grande forma litoral».

Fernando Rebelo (docente da FLUC)


Mapa do Reino de Portugal, de Giovani Maria Cassini, publicado em Roma em 1794

Mapa da costa de Portugal, de Robert Dudley, 1661

Fonte: Universidade de Coimbra.

Sem comentários: