sábado, 28 de junho de 2008

OVAR: A Barra e os Portos da Ria de Aveiro em exposição na Biblioteca Municipal

Hoje, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Ovar, vai proceder-se à inauguração da exposição “A Barra e os Portos da Ria de Aveiro 1808 – 1932, no Arquivo Histórico da Administração do Porto de Aveiro”.

Patente até 26 de Julho, a exposição comissariada por João Carlos Garcia e Inês Amorim (ambos professores da Faculdade de Letras do Porto), cumpre em Ovar a segunda etapa de um circuito de itinerância pela Península Ibérica. Etapa que resulta de parceria entre a Câmara Municipal de Ovar, a Administração do Porto de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro, sendo patrocinada pela reputada empresa SORGAL.

Integrada no programa comemorativo do Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro (03.04.1808), é composta por documentos do Arquivo Histórico do Porto de Aveiro, empresa que, segundo José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração, “decidiu libertar o seu património histórico-documental da clausura que o agrilhoava em inútil penumbra, fomentando-se, a partir de agora, o seu usufruto pela comunidade”.

O programa da inauguração abre com palavras de boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Alves de Oliveira. Segue-se intervenção de José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APA, e a apresentação, por Inês Amorim, do livro de sua autoria, “PORTO DE AVEIRO: Entre a Terra e o Mar”. O acto inaugural encerra com a apresentação e visita aos quatro núcleos do espólio patente na Biblioteca Municipal de Ovar.

Exposição composta por quatro núcleos - “I – A RIA DE AVEIRO”; “II – A BARRA DE AVEIRO”; “III – A NAVEGABILIDADE DA RIA DE AVEIRO”; “IV – AS MARINHAS DE SAL DA RIA DE AVEIRO”.

Fonte: Porto de Aveiro: Newsletters n.º 147

Sem comentários: