terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia Mundial dos Oceanos: 8 de Junho

Dia 08 de Junho comemora-se o dia mundial dos oceanos e o Oceanário de Lisboa irá desenvolver uma acção que sensibilize os cidadãos para a necessidade de conservar os oceanos, através da alteração de comportamentos.

Desde sempre que os oceanos influenciam a história do Homem, a sua cultura e a sua vida. Não só como fonte de alimento, mas também como modo de vida, fornecendo identidade a inúmeras comunidades.

O papel dos oceanos é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta pois, não só controlam o clima global como, produzem 70% do oxigénio libertado para a atmosfera. A sua vastidão representa 95% do espaço disponível para a vida, albergando uma diversidade inigualável de seres vivos. Os oceanos são, ainda, fonte de recursos vivos, de recursos minerais e de energia.

O Oceanário de Lisboa celebra o Dia Mundial dos Oceanos, promovendo uma acção que sensibilize os cidadãos para a necessidade de conservar os oceanos e o planeta, através da alteração de comportamentos. Acreditamos que se mudarmos a nossa atitude e reduzirmos o nosso impacto negativo sobre a natureza será possível a utilização e dependência dos recursos naturais por muitas gerações. Para facilitar, iremos oferecer aos visitantes uma lista pessoal de eco-atitudes que, ao ser colocada em prática, fará com que poupemos dinheiro, energia, água e, acima de tudo, a salvar o nosso planeta.

Clique aqui para descarregar a Lista de Eco-Atitudes (2.93 Mb) preparada pelo Oceanário e coloque-a no frigorífico, ou noutro local nem visível. :-)

Sem comentários: