sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ligação ferroviária: Somague abre caminho para a ferrovia até ao porto


As obras de construção da ferrovia da linha do Norte até ao porto de Aveiro estavam ontem em curso junto à A-25, nas imediações do terminal TIR-TIF. Marcava-se o percurso e continuavam as sondagens... veja a noticia do Diário de Aveiro
A Somague Engenharia está a desenvolver os trabalhos de sondagens para as fundações e aterro e marcação do percurso da ligação ferroviária, que irá ligar a linha do Norte até ao porto de Aveiro.

Ontem, os trabalhos desenvolviam-se junto ao terminal TIR-TIF e ao Canal do Rio Boco, nas proximidades do local onde a empresa montou o estaleiro. As sondagens, que ainda irão durar cerca de um mês, são complementares a outras já feitas pela REFER, empresa dona da obra, e servem para confirmar as condições do terreno onde irá ser construída a obra da ligação ferroviária. Na zona onde ontem se marcava o percurso, a ligação irá passar ao nível do solo, enquanto que para Norte, a ferrovia será construída em viaduto, paralelamente à margem direita do Canal de S. Roque, à A-25, ao interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA), cruzando o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides. Associada ao projecto está a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, uma obra também em curso, já consignada a 11 de Janeiro último, que assegura a ligação à rede convencional. Entretanto, realizam-se as marcações, as sondagens, os trabalhos de desmatação e iniciam-se as terraplanagens e betonagens da futura ferrovia. Trata-se da primeira fase da empreitada da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, entre Cacia (km 0+000) e o Viaduto de Acesso à Ponte da Gafanha, entregue à Somague Engenharia S.A, por 27.793.297,74 euros com um prazo de execução de 730 dias. A segunda fase é a construção do Ramal Ferroviário de Acesso ao Porto de Aveiro e a terceira as Via-férrea entre o km 0+000 e o Porto de Aveiro e 1ª Fase dos Feixes Ferroviários do Porto de Aveiro.

O projecto ferroviário representa um investimento de cerca de 84 milhões de euros e é uma obra apontada como «decisiva na melhoria da competitividade da infra-estrutura portuária e do transporte ferroviário de mercadorias».

O traçado de ligação ao porto de Aveiro tem uma extensão total de cerca de 8,8 quilómetros, iniciando-se a sudoeste de Mataduços e terminando a norte da Gafanha da Nazaré, junto ao Terminal Norte do Porto de Aveiro. Serão várias as obras de arte ao longo do percurso. Um viaduto nascente de acesso à Ponte das Pirâmides, com 2.823 metros; um viaduto poente de acesso à Ponte das Pirâmides, com 976 metros; Ponte das Pirâmides, com 75 metros, correspondente a um vão central de 75 metros e a vãos laterais de 25 metros, dois de cada lado do vão central; a Ponte da Gafanha, com um comprimento de 197 metros, correspondentes a cinco tramos intermédios com 30 metros e tramos extremos com 27 e 20 metros.

Entre o Rio Bouco e a entrada do porto, o traçado atravessa a Gafanha da Nazaré, uma zona sinuosa, dada as características urbanas. Segundo o plano, «neste troço está prevista a construção dos restabelecimentos e obras de arte da futura Via de Cintura Portuária, que garantirão a ligação da povoação da Gafanha com a área portuária, e a construção de passagens desniveladas ao Ramal Ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro».

Fonte: Diário de Aveiro.

3 comentários:

vazdesign disse...

ola
primeiro parabens pelo blog.

gostava de saber onde se pode ver o projecto da linha.
se sempre passa na avenida dos bacalhoeiros ou não.

será que pode ajudar?

cumprimentos
Hugo VAz

Bauhinia disse...

Olá Hugo,

Obrigado pela sua mensagem.

Tenho conhecimento que realmente a linha irá passar pela avenida dos bacalhoeiros, inclusive algumas pessoas já foram devidamente indemnizadas.

Quanto ao projecto da linha, ainda não tive acesso a ele, no entanto já fiz alguns contactos nesse sentido … e em breve conto colocar aqui no meu blog.

Fique atento!!!

Cumprimentos
Carla ferreira

Isabel Padinha disse...

Olá, como moradora da Av. dos Bacalhoeiros registo o facto e as obras em frente às casas, nos passeios e estrada não estarem terminadas. As fotos na net e jornais não mostram a realidade. As empresas responsáveis devem ter problemas de coordenação dos serviços e desde o dia 23 que ninguém vem concluir os trabalhos. Como estamos num país de faz de conta até já querem fazer a inauguração de algo que está longe de terminar. Devem estar à espera que se tirem fotos reais do caos existente para serem publicadas na net ou enviadas a jornais sérios que retratem a realidade. "RIDICULUS"