quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dóris: O Bote dos Bacalhoeiros...

Quadro Óleo s/tela: PREPARANDO O DÓRI
Imagem retirada do blog: http://maolmar.blogs.sapo.pt/

Introduzidos nos finais do século XIX, os Dóris, eram embarcações pequenas de fundo chato e tabuado, muito utilizados na prática da pesca à linha, e que davam apoio a uma embarcação de maior porte.

A pesca à linha era uma prática muito dura e trabalhosa, exigindo do pescador um grande esforço e desgaste quer na pesca durante o dia inteiro quer remando o seu bote para o largo ou de regresso a bordo do navio-mãe.

Ao final do dia, os Dóris eram recolhidos, e todo o peixe é retirado e registado o que cada pescador conseguiu pescar. Sob o olhar atento do Capitão, começa a próxima etapa, a escala e a salga do peixe.

Um esforço sem limites, que no final acabará por compensar todos os pescadores e suas famílias...



Curiosidades:

Na Mitologia grega, Dóris é uma das três mil Oceânides, filhas de Oceanus e de Tétis.

Teve como marido Nereu, com o qual teve cinquenta filhas, as Neréiades.

Dóris é uma das três mil oceânides, divindades aquáticas. Seus pais são Oceanus, um dos doze titãs, e sua irmã, Tétis, que representa a fecundidade feminina do mar.

Dóris irá desposar Nereu, chamado “o velho do mar”. Este é filho de Gaia, a Terra, e de Pontos, a onda marinha.

Da união dos dois nascerão as nereidas, divindades marinhas. Além dessas cinqüenta filhas, Dóris conceberá de seu esposo o jovem Nérites. Dotado de grande beleza, este será amado por Afrodite. Mas, por não querer seguir a deusa, abandonando o reino de seus pais, é metamorfoseado em concha. Dessa forma, acaba permanecendo para sempre junto de sua mãe.

1 comentário:

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?
esta informaçao cada vez esta melhor, ou seja, e de uma cultura incrivel...
parabens...todos os dias, sempre k posso passo por aki p ver as novidades...
esta tudo maravilhoso...
fika bem,jinhos***
p.s.naos sabes de alguem k esteja interessado nas minhas telhas?
n sei s te recordas dakelas k me pediste autorizaçao p postar aki no teu blog... como nunca mais vi nenhum comentario acerca dos meus trabalhos aki no teu cantinho...fikei sempre a espera de alguem interessado...