segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
domingo, 30 de dezembro de 2007
Estátua do Homem do Mar

Situada junto ao Museu Marítimo de Ílhavo, a Estátua do Homem do Mar, da autoria do escultor Celestino Alves André, é um grupo escultórico composto por um homem com uma figura feminina e uma criança, sobre uma embarcação denominada dori, com 3,5 m de altura, com base circular de cerca de 3,2 m de diâmetro, fundido em bronze de lei de lingote.
Numa descrição sucinta da Estátua do Homem do Mar, vemos a figura do homem curvado com as mãos crispadas nas linhas das artes de pesca, com o seu sueste, o casaco de oleado e a nepa, dentro do dori balouçando nas águas frias dos mares gelados do norte oceânico e lutando para retirar do mar o seu sustento, numa luta diária, de que não podia ficar dissociado de espera e angústia familiar causada pela sua ausência. É assim que surge o elemento feminino carregando uma criança nos braços, numa relação directa do pescador com a família e do ganho que servia de sustento subjacente à causa de pro.ssão tão difícil e tão sofrida.
É com os olhos postos num pedaço de papel, a carta, que a figura feminina com a criança ao colo, recebe a notícia do que se passa a bordo, de recomendação de recato à esposa e a solicitar notícias da terra. A mulher une-se aqui à actividade do Homem do Mar, que ao segurar a criança, aparece como uma figura religiosa muito forte das gentes do nosso litoral.
Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo.
Postado por
Bauhinia
1 comentários
Etiquetas: Blogmar, Mar, Museu Marítimo Ílhavo às 23:46
Colecção de Algas

Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Mar, Museu Marítimo Ílhavo às 23:39
Capitão Francisco Correia Marques

De 1948 a 1950 desempenhou funções de piloto no arrastão S. Gonçalinho. Nas campanhas do bacalhau de 1951 a 1953 foi imediato no lugre Adélia Maria (pesca à linha) e, de 1954 a 1960, Capitão do referido navio. Com a mestria de quem conhece o mar como a palma das mãos comandou embarcações como o João Vilarinho, S. Rui, Neptuno e Creoula. De 1964 e 1975 trabalhou na secagem do bacalhau e aparelhamento de navios na Parceria Geral de Pescarias do Barreiro.
Aposentou-se em 1987, mas não se alheou do mar...
Foi convidado para fazer cursos de formação, primeiro sobre a pesca do bacalhau na Empresa de Pesca de Aveiro, em 1997, e depois fez 2 anos de cursos de marinharia, no Sindicato dos escadores, em Aveiro. Em parceria com a Dra. Ana Maria Lopes, antiga directora do Museu Marítimo de Ílhavo, e estudiosa da Ria e das suas embarcações, escreveu o livro "Faina Maior". Colaborou no filme "A Glória desta Faina" e no projecto "De Novo na Terra Nova" (1998), sendo nomeado como Director de Treino na viagem do Creoula a S. John’s.
Em 1999, foi convidado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo a assumir o cargo de Director do Museu Marítimo, que desempenhou até Junho de 2002. Acções de formação em diversos estabelecimentos de ensino, palestras em várias instituições sobre a pesca do bacalhau, são amarras que continuam a ligar este homem ao mar.
Mestre na arte de marear, entregou-se intrépido, desde tenra idade ao desbravar de ventos e marés em busca de mares pródigos de peixe e de portos longínquos seguros.
Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo.
Postado por
Bauhinia
1 comentários
Etiquetas: gentes da terra, Mar, Museu Marítimo Ílhavo às 23:27
Costa Nova

A Composição revela-nos um belíssimo conjunto de palheiros da Costa, que delimitam a composição que a partir daí se desenvolve. Predominam as tonalidades frias, em azul, que entram em harmonia com as tonalidades quentes de castanhos e dourados.
Esta peça foi doada ao Museu Marítimo de Ílhavo pelo autor e integra as colecções desde 1934.
Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Costa Nova, Museu Marítimo Ílhavo às 23:13
Moliceiros

Aguarela de António Victorino (a peça está assinada e datada, 1934, no canto inferior esquerdo). Esta pintura revela-nos a beleza de dois moliceiros da Ria de Aveiro paralelos sobre a água.
A obra foi doada pelo autor ao Museu Marítimo de Ílhavo em 1 de Setembro de 1935.
Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Museu Marítimo Ílhavo, Ria de Aveiro às 23:09
Maqueta da marinha de sal
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Museu Marítimo Ílhavo, Salinas às 22:56
Garrafa com miniatura do lugre com motor “Creoula”
A peça resulta de um trabalho bastante minucioso e consiste numa garrafa em vidro tansparente com o lugre com motor “Creoula”, em miniatura, colocado no seu interior.
A peça foi doada ao Museu Marítimo de Ílhavo, pela Associação dos Amigos do Museu, em 1999.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Mar, Museu Marítimo Ílhavo às 22:48
Maqueta do Farol da Barra

A peça foi oferecida ao Museu Marítimo de Ílhavo pela Capitania do Porto de Aveiro, tem sido restaurada pelos serviços do Museu.
Construído entre 1885 e 1893, o Farol da Barra é o mais alto de Portugal; ergue-se a 66m acima do nível do mar, com uma altura de 62m. As suas coordenadas geográficas são: 40º 38’64" (Lat.); 08º 44’79" (Long.). O alcance luminoso dos seus quatro relâmpagos brancos de 13 segundos é de 23 milhas náuticas.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Barra de Aveiro, Blogmar, Museu Marítimo Ílhavo, Porto de Aveiro às 22:41
MULHER DE ÍLHAVO
A tez acastanhada e as feições rudes evidenciam uma mulher de trabalho árduo.
Esta aguarela foi doada ao Museu Marítimo de Ílhavo pelo autor em 10 de Setembro de 1957.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, gentes da terra, Museu Marítimo Ílhavo às 22:22
sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Ligação ferroviária: Somague abre caminho para a ferrovia até ao porto
As obras de construção da ferrovia da linha do Norte até ao porto de Aveiro estavam ontem em curso junto à A-25, nas imediações do terminal TIR-TIF. Marcava-se o percurso e continuavam as sondagens... veja a noticia do Diário de Aveiro

Ontem, os trabalhos desenvolviam-se junto ao terminal TIR-TIF e ao Canal do Rio Boco, nas proximidades do local onde a empresa montou o estaleiro. As sondagens, que ainda irão durar cerca de um mês, são complementares a outras já feitas pela REFER, empresa dona da obra, e servem para confirmar as condições do terreno onde irá ser construída a obra da ligação ferroviária. Na zona onde ontem se marcava o percurso, a ligação irá passar ao nível do solo, enquanto que para Norte, a ferrovia será construída em viaduto, paralelamente à margem direita do Canal de S. Roque, à A-25, ao interceptor do Sistema Integrado Multimunicipal de Recolha, Tratamento e Rejeição dos Efluentes Líquidos da Ria de Aveiro (SIMRIA), cruzando o Canal da Esgueira, o Canal de São Roque, o Canal das Pirâmides. Associada ao projecto está a construção da Plataforma Multimodal de Cacia, uma obra também em curso, já consignada a 11 de Janeiro último, que assegura a ligação à rede convencional. Entretanto, realizam-se as marcações, as sondagens, os trabalhos de desmatação e iniciam-se as terraplanagens e betonagens da futura ferrovia. Trata-se da primeira fase da empreitada da Ligação Ferroviária ao Porto de Aveiro, entre Cacia (km 0+000) e o Viaduto de Acesso à Ponte da Gafanha, entregue à Somague Engenharia S.A, por 27.793.297,74 euros com um prazo de execução de 730 dias. A segunda fase é a construção do Ramal Ferroviário de Acesso ao Porto de Aveiro e a terceira as Via-férrea entre o km 0+000 e o Porto de Aveiro e 1ª Fase dos Feixes Ferroviários do Porto de Aveiro.
O projecto ferroviário representa um investimento de cerca de 84 milhões de euros e é uma obra apontada como «decisiva na melhoria da competitividade da infra-estrutura portuária e do transporte ferroviário de mercadorias».
O traçado de ligação ao porto de Aveiro tem uma extensão total de cerca de 8,8 quilómetros, iniciando-se a sudoeste de Mataduços e terminando a norte da Gafanha da Nazaré, junto ao Terminal Norte do Porto de Aveiro. Serão várias as obras de arte ao longo do percurso. Um viaduto nascente de acesso à Ponte das Pirâmides, com 2.823 metros; um viaduto poente de acesso à Ponte das Pirâmides, com 976 metros; Ponte das Pirâmides, com 75 metros, correspondente a um vão central de 75 metros e a vãos laterais de 25 metros, dois de cada lado do vão central; a Ponte da Gafanha, com um comprimento de 197 metros, correspondentes a cinco tramos intermédios com 30 metros e tramos extremos com 27 e 20 metros.
Entre o Rio Bouco e a entrada do porto, o traçado atravessa a Gafanha da Nazaré, uma zona sinuosa, dada as características urbanas. Segundo o plano, «neste troço está prevista a construção dos restabelecimentos e obras de arte da futura Via de Cintura Portuária, que garantirão a ligação da povoação da Gafanha com a área portuária, e a construção de passagens desniveladas ao Ramal Ferroviário de acesso ao Porto de Aveiro».
Fonte: Diário de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
3
comentários
Etiquetas: Blogmar, Porto de Aveiro às 16:45
Portugal na época da Abertura da Barra.

Dados Históricos sobre Portugal na época da Abertura da Barra.
Quando em 1802 se iniciam os trabalhos para a recuperação da Barra da Ria de Aveiro, assistia-se na Europa à ascensão de Napoleão Bonaparte, imperador de França, cujos exércitos considerados invencíveis, haviam dominado as velhas monarquias da Europa Central.
Em Portugal, o governo liderado pelo Príncipe Regente D. João – a Rainha D. Maria I havia sido dada como incapaz de continuar a governar – vai tentando, com dificuldade, manter a neutralidade portuguesa. O objectivo era manter a liberdade do comércio marítimo com as colónias sem a hostilidade da Inglaterra e resistindo aos ataques dos corsários franceses e barbarescos. Contra os primeiros organizavam-se as escoltas às frotas de navios mercantes que faziam o comércio com o Brasil; contra os segundos mantinha-se a actividade da Esquadra do Estreito tentando travar a passagem para o Atlântico dos Argelinos.
Mas a Marinha Portuguesa sofria baixas nesta luta, perdendo a fragata CISNE em luta contra os argelinos e a corveta ANDORINHA em luta contra os franceses.
Em 1805, depois da derrota franco-espanhola em Trafalgar, Napoleão volta a pressionar os países europeus para não aceitarem nos seus portos os navios ingleses; era o Bloqueio Continental.
Em Novembro de 1807, faz agora 200 anos, um Exército Francês de 25.000 homens comandados por Junot e apoiados por forças espanholas, invadem Portugal dando início às Invasões Francesas.
A Rainha D. Maria I, o Príncipe Regente acompanhados da Corte retiram para o Brasil numa manobra estratégica que já estava prevista desde o tempo de D. João V e que permitiu salvaguardar a Independência Nacional.
Esta manobra foi possível porque o Poder Marítimo Português – então o 3º na Europa – dispunha dos meios materiais e dos recursos humanos necessários à sua realização.
Saíram de Lisboa 54 navios portugueses (23 da Armada Real e 31 mercantes) que transportaram para o Rio de Janeiro cerca de 15.000 pessoas para além do material de algumas das mais importantes organizações do Estado.
Enquanto os franceses se apoderavam do Continente, os ingleses ocupavam a Madeira, Goa e Macau.
Em Maio de 1808 as revoltas em Espanha contra a presença francesa levam os exércitos espanhóis a abandonar Portugal deixando os franceses de Junot completamente isolados e obrigando-os a concentrar as suas forças em alguns pontos importantes, nomeadamente Lisboa, Peniche e Almeida.
Em Junho a população de Lisboa revolta-se, no feriado do Corpo de Deus, quando observa a bandeira francesa hasteada no Castelo de São Jorge, mas é dominada; em Coimbra uma revolta estudantil leva os populares a cercarem e ocuparem o Forte de Santa Catarina na Figueira da Foz; a esquadra inglesa que então bloqueava a costa portuguesa desembarca 200 homens que ocupam o forte mas mantém-se içada a bandeira portuguesa.
Entre 1 e 5 de Agosto os ingleses desembarcam um numeroso contingente militar na praia de Lavos destinado a combater os franceses. Depois das vitórias na Roliça e no vimeiro os ingleses obrigam os franceses a assinar, em 30 de Agosto, a Convenção de Sintra, retirando-se o Exército Francês durante o mês de Setembro.
Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Porto de Aveiro, Ria de Aveiro às 15:36
terça-feira, 25 de dezembro de 2007
FELIZ NATAL
Desejo um Santo Natal recheado de alegria e boa disposição a todos os amigos e visitantes do barramar.blog.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Navio de Cruzeiro - ATHENA


O paquete Athena, tem capacidade para cerca de 600 passageiros e 230 tripulantes de diversas nacionalidades e oferece comodidade mais do que suficiente para proporcionar umas excelentes férias, e com preços bastante acessíveis.
O navio cujo seu casco data de 1948, celebrará no próximo ano, 60 anos de vida, e sendo o mais velho navio do seu tipo a navegar, foi apelidado há 50 anos de "Navio da Morte", por ter afundado o Transatlântico italiano "Andrea Doria", de onde resultaram vários mortos. Desde então vários nomes sucederam ao primeiro (Stockholm) e o seu design foi, em muito alterado. É pertença da Arcália Shipping e navega ao serviço da Classic Internacional Cruises. Mede 160,07 m de fora a fora e 21 m de lado a lado...
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Porto de Aveiro às 13:56
segunda-feira, 17 de dezembro de 2007
Porto de Aveiro com Provedor do Cliente

No capítulo do ensino, foi Professor Adjunto do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA/UA), e docente convidado da Secção Autónoma de Gestão e Engenharia Industrial/Departamento de Economia, Gestão e Engenharia da mesma universidade. Presidiu ao Conselho Científico do ISCA/UA de Julho de 1992 a Fevereiro de 1995. Para além do exercício da vereação, sem pelouro, na Câmara Municipal de Aveiro, no actual mandato, António Rocha de Andrade regista no seu curriculum outras actividades de cunho cívico. Destaca-se, entre outras, a sua participação no Conselho Superior do Ministério Público, na Assembleia Municipal de Aveiro (em vários mandatos autárquicos), e no extinto Conselho Municipal de Aveiro.
De acordo com os estatutos do novo cargo, o Provedor dispõe da faculdade de iniciativa própria no exercício da sua actividade, não se subsumindo esta às queixas e reclamações que lhe forem apresentadas. O mandato é de três anos, prorrogável por iguais períodos de tempo, até ao limite de três mandatos consecutivos.
A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) cumpre, deste modo, uma das directrizes consignadas nas “Orientações Estratégicas para o Sector Marítimo-Portuário” definidas pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. No documento propugnava-se a criação, junto de cada porto, da figura do Provedor do Cliente do Transporte Marítimo, visando garantir os direitos de quem utiliza o transporte marítimo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Porto de Aveiro às 15:32
O "Ti Ameixa" e a Barca

Nascido há 80 anos na Gafanha da Encarnação, o contacto do Ti Ameixa com a Ria começou logo na infância. Depois da escola, o seu maior prazer era ir à procura do pai para poder andar na apanha do moliço, tendo mesmo, com apenas 5 anos, aprendido a manobrar a barca. Nessa altura, eram vários os barcos que faziam o transporte de pessoas entre as duas margens, tendo o pai optado então por essa actividade em parceria com o filho, de 11 anos de idade, num negócio que dava sustento a toda a família. Vinha muita gente de longe, sobretudo depois da vindima, para uns dias de descanso na Costa Nova. Celebravam-se ali muitos aniversários… e até os enterros passavam nas barcas!
Estas são as memórias de outros tempos, homenageadas pela Câmara Municipal de Ílhavo quando, em 2000, colocou uma barca que pertencia à família de Manuel Ameixa numa das rotundas da Estrada da Mota. A esta barca só a imaginação pode levar mais longe, mas a do Ti Ameixa continua a contar com a sua sagacidade e engenho para que a “Bruxa” e a Costa Nova continuem unidas pelo beijo molhado da Ria, sob o olhar atento de tantos quantos se aventuram nesta calma e inesquecível travessia.
Fonte: Câmara Municipal de Ílhavo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Costa Nova, Galeria, gentes da terra às 11:23
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Costa Nova - Palheiro de José Estêvão
"... a Costa Nova - e eu considero esse um dos mais deliciosos pontos do globo. É verdade que estávamos lá em grande alegria e no excelente chalé Magalhães."
Eça de Queirós, cartas intimas 15 de Julho de 1893
"...Filho de Aveiro, educado na Costa Nova, quase peixe da ria, eu não preciso que mandem ao meu encontro caleches e barcaças. Eu sei ir por meu próprio pé ao velho e conhecido 'palheiro' de José Estêvão..." E na mesma carta, acrescenta: "Apesar de ter retardado ontem o meu jantar até às nove da noite, não pude desbastar a minha montanha de prosa. Levar as provas para os areais da Costa Nova, não é prático - ó homem prático! Há lá decerto a brisa, a vaga, a duna, o infinito e a sardinha - coisas essenciais para a inspiração - mas falta-me essa outra condição suprema: um quarto isolado com uma mesa de pinho."
Era assim, que em pleno século XIX ,o escritor Eça de Queirós, descrevia as suas passagens pela Costa Nova, um dos frequentadores assíduos do mais famoso Palheiro da Costa Nova, o Palheiro do ilustre José Estêvão, que ali fazia gala em receber muitos dos seu amigos , e onde passaram momentos inesqueciveis.
Foi um verdadeiro e dos mais ilustres filhos da terra. Em 1889, por reconhecimento público, Aveiro recebeu a sua estátua com grandes festejos.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Costa Nova, gentes da terra, Palheiro às 16:54
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
Costa Nova do Prado - Casas Típicas
As casas típicas da Costa Nova, os "famosos" palheiros, são construções típicas desta região, hoje em dia, representam um verdadeiro postal ilustrado e colorido pra quem quer conhecer, esta zona.
Postado por
Bauhinia
2
comentários
Etiquetas: Barra de Aveiro, Blogmar, Costa Nova, Ria de Aveiro às 17:03
Costa Nova do Prado - a sua Origem
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Barra de Aveiro, Costa Nova, Ria de Aveiro às 16:26
Antiga Lota de Aveiro à venda até dia 19

Está marcada para o próximo dia 20 a abertura das propostas de compra dos terrenos da antiga Lota de Aveiro, com uma área de 118 mil metros quadrados e com um valor base de 12 milhões de euros, propriedade da Administração do Porto de Aveiro (APA).
A área em questão apresenta-se pronta a receber um investimento que pode atingir os 100 milhões de euros. Tem o plano de urbanização aprovado e encontram-se em curso as obras de consolidação da plataforma. A área à venda está abrangida pelo «Plano de Urbanização do Programa Polis em Aveiro, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2005, de 17 de Março», segundo o anúncio da hasta pública. O presidente do Conselho de Administração da APA, José Luís Cacho, disse ontem ao Diário de Aveiro que tem havido «interessados na participação na hasta pública, um conjunto de grupos nacionais e internacionais». Por isso mostra-se «expectante».
A operação de venda do terreno faz parte do cumprimento de um protocolo firmado entre a APA, a sociedade Aveiro Polis e a Câmara Municipal. A APA coloca a área da antiga Lota à venda e cede terrenos na zona do TIR TIF à autarquia. Nesta altura, falta a intervenção global na antiga Lota, assim como, a obra da ponte, que atravessa o Canal das Pirâmides, junto à marinha da Troncalhada, a reparação da eclusa, já sob a gestão da Câmara Municipal, enquanto a sociedade Polis se encontra em fase liquidatária.
A sociedade Aveiro Polis extinguiu-se formalmente a 31 de Dezembro do ano passado, sendo que a passagem das obras para a autarquia foi a 21 do passado mês de Março. Mas, a obra da Polis na antiga Lota foi sempre considerada a intervenção mais esperada pela alteração tão grande do espaço, na zona histórica de marinhas da cidade, e com uma área tão relevante. O director-executivo da sociedade Aveiro Polis de então, em Maio passado, Matos Rodrigues, actual coordenador da comissão liquidatária, disse ao Diário de Aveiro que as expectativas foram «excessivas», comparando a obra em causa com o tempo disponível para o fazer.
O Plano de Urbanização Polis inclui a construção da componente imobiliária, com uma cércea máxima de três pisos, que gerará importantes mais-valias, entre habitação, comércio e serviços, um hotel, estação fluvial, centro de congressos, uma torre panorâmica, jardins temáticos e equipamentos desportivos e culturais.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Porto de Aveiro às 07:49
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Polícia Marítima: Desacatos entre apanhadores de bivalves / Apreensão de redes proibidas
Postado por
Bauhinia
1 comentários
Etiquetas: Porto de Aveiro às 07:32
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Video Porta de Mar - Ou o abraço entre o sal e o mel
Ainda relacionado com a exposição Porta de Mar, que é inaugurada hoje, aqui fica o vídeo, que foi disponibilizado pelo Porto de Aveiro no canal Youtube.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
às 14:27
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Exposição "Porta de Mar"- Inauguração a 10 Dezembro, 19h.
Consulte aqui o catálogo da Exposição.
Fonte: Porto de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Comemorações, exposições, Porto de Aveiro às 08:34
quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
Adjudicada requalificação do Jardim Oudinot
A obra de requalificação do Jardim Oudinot, que se encontrava a concurso público, já foi adjudicada ao consórcio Conduril, SA e Rosas Construtores, SA. O espaço está transformado daqui a cinco meses
O concurso público para a execução da obra de requalificação do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, foi, anteontem, adjudicado pelo Executivo municipal, ao consórcio Condurir, SA e Rosas Construtores, SA. A obra, com um valor estimado de cerca de três milhões de euros, tem um prazo de execução de cinco meses. O processo seguiu, agora, para visto do Tribunal de Contas, perspectivando-se o início da obra já para o próximo mês. Esta requalificação representa, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Ribau Esteves, uma «obra de grande importância para a cidade da Gafanha da Nazaré, para o município de Ílhavo, e mesmo para toda a região», justificando com o facto de se tratar de um «espaço com história, por estar localizado numa zona privilegiada entre a terra e a Ria, e por enquadrar o Navio-Museu Santo André». Segundo o autarca, «se tudo correr como temos estipulado, as obras já estarão concluídas no mês de Junho». Este está previsto constituir um dos pontos principais durante os três dias de escala da Regata dos 500 anos do Funchal, a ter lugar de 20 a 23 de Setembro do próximo ano, pelo que o seu arranjo deve estar totalmente concretizado até ao Verão, para que possa ser posteriormente aproveitado. Recorde-se que a qualificação a levar a cabo, de natureza urbana e ambiental, engloba a construção de um conjunto de infra estruturas que transformarão este espaço, nomeadamente, um ancoradouro de recreio, percursos pedonais e cíclicos, que ligarão a parte nova e antiga do jardim, vários equipamentos desportivos, parques infantis, e uma praia fluvial com apoio de bar, sendo que toda a zona será usufruirá de iluminação e ajardinamento, para que possa ser frequentada com segurança, a qualquer hora do dia. A requalificação do Jardim Oudinot é a primeira obra do município candidata a fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e que resulta de uma parceria financeira entre a Câmara Municipal de Ílhavo e a Administração do Porto de Aveiro, vindo a constituir, segundo garante Ribau Esteves, «o maior parque da Ria de Aveiro», que permitirá um acesso directo por parte da população da Gafanha da Nazaré à Ria.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra às 11:23
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
Visita ao Eterno Arrastão Bacalhoeiro

Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Locais a visitar..., Navio Santo André às 20:58
“PORTUGAL NA ÉPOCA DA ABERTURA DA BARRA”
A conferência, com início previsto para as 17h00, será proferida pelo Comandante Rodrigues Pereira, Director do Museu da Marinha e ex-Capitão do Porto de Aveiro.
Esta iniciativa integra-se nas comemorações do Bicentenário da abertura da Barra de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Barra de Aveiro, Blogmar, Comemorações, Porto de Aveiro às 19:59
Porto de Aveiro recebe a maior grua a operar em Portugal
A maior grua portuária alguma vez instalada em Portugal chegou ontem ao porto de Aveiro pela mão da Socarpor, que investiu 3,3 milhões de euros na máquina.
O porto de Aveiro recebeu, ontem de manhã, a maior grua alguma vez instalada numa estrutura portuária portuguesa. Trata-se de um investimento efectuado pela empresa Socarpor - Sociedade de Cargas Portuárias avaliado em 3,3 milhões de euros. A grua dispõe de uma capacidade de elevação de 120 toneladas, praticamente o dobro (65 toneladas) da potência do maior equipamento actualmente existente no país, igualmente instalado pela Socarpor no porto de Aveiro (Terminal Sul, que se encontra concessionado à sociedade aveirense). A nova máquina (uma Gottwald 7408 B, importada por barco da Alemanha) vai operar no Terminal Agro-Alimentar do porto de Aveiro, também concessionado à Socarpor, dispondo de um balde com 33,5 metros para descarga de cereais com capacidade para transportar 27 toneladas de produto, o equivalente à carga de um veículo pesado de transporte de mercadorias. Para funcionar, a grua apenas necessita do trabalho de um homem, que operará a 26 metros de altura numa estrutura com 120 metros quadrados. A empresa aveirense tem igualmente em curso a construção de um conjunto de silos para armazenamento de cereais no Terminal de Granéis do porto de Aveiro, representando um investimento orçado em 20 milhões de euros. A obra foi iniciada em Agosto e deverá estar concluída em Abril do próximo ano, revelou Ferreira Jorge, director da Socarpor, ao Diário de Aveiro. Estas estruturas poderão receber até 60 mil toneladas de cereais em depósito, a mesma capacidade de um armazém que a sociedade aveirense irá também construir no local e que será destinado a produtos – como farinhas – que não podem ser conservados nos silos.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Porto de Aveiro às 19:56
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Jardim Oudinot - Vem aí o maior parque da ria
Fonte: Jornal de Notícias
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Porto de Aveiro às 07:47
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
"O Barco Moliceiro. Construção de um Modelo"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Locais a visitar..., Museu Marítimo Ílhavo, Ria de Aveiro às 11:07
sábado, 24 de novembro de 2007
Mar e Ria em Forma de Arte
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 00:31
Monumento ao Marnoto e à Salineira
Toda a sua estrutura em aço inox assenta numa base de betão. Divide-se esta última em vários lagos comunicáveis entre si, representando as salinas, local de trabalho do marnoto e da salineira. Das duas formas piramidais, que desenham os montes de sal, descortinam-se umas faixas verticais, que simbolizam os armazéns de sal e as típicas casas da Costa Nova. O módulo de central, que se encontra entre estas duas faixas, é totalmente preenchido por uma queda de água, assemelhando-se às velas do Barco Moliceiro. Deste barco, típico da região, visualizam-se, ainda, a proa e a ré que, de acordo com a sua disposição e conforme o ângulo de visão, permite-nos reconstruir a imagem da embarcação no seu todo.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar... às 00:25
A Salineira e o Marnoto

O Marnoto
Veste camisa de lã branca sobre a qual usa, em volta do pescoço, um lenço de cor vermelha. Na cabeça protege-se com um chapéu preto, de feltro, com abas largas ou um barrete de fazenda de lã. Para baixo veste bragas ou calções azuis de algodão, aos quais se chamam manaias.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar... às 00:06
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Painéis Cerâmicos de Aveiro (2)
Painéis azujelares da Estação de Caminhos de Ferro de Aveiro
O edifício da estação é constituído por três sectores: um central, de três pisos apresentando três portas amplas ao nível do plano inferior; e dois laterais simétricos, de dois pisos, com uma porta e dois postigos de secção rectangular. Obedece a uma gramática estilística que se designa por “casa portuguesa”, sendo um bom exemplar ao nível regional. Mas, mais do que a arquitectura, é a azulejaria que torna o edifico notável. Este, apresenta uma riquíssima colecção de painéis de azulejos que revestem as paredes das suas fachadas. O seu objectivo é, não só, ilustrar as fachadas do edifício, mas também transmitir, através de um discurso visual de leitura fácil e assegurada (Calado, 2001, p.245), os principais monumentos culturais da região e do país aos viajantes e utentes em geral que por ali passam. Deste modo, entre os principais painéis encontram-se essencialmente, motivos etnográficos e monumentais, tais como: figuras, fainas e paisagens tipicamente características da região; as armas da cidade; figuras ilustres que contribuíram para a construção da linha ferroviária, monumentos de carácter regional e nacional. Autores: 1916 - Licínio Pinto e Francisco Pereira, 1986 - Breda e em 2000 - F. Lista
Fonte: Câmara Municipal de Aveiro.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Aveiro, Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 23:43
Painéis Cerâmicos de Aveiro (1)

Todos eles representam aspectos tradicionais do modus vivendis das gentes da região aveirense: a apanha do moliço, a pesca na Ria, os marnotos, as salineiras, etc.
A mistura de cores aqui utilizada representa bem a realidade da vida laboral destas pessoas, nomeadamente nas suas vestes e utensílios utilizados.

Na Rua de Coimbra destacam-se painéis circulares que sob um fundo de cor laranja representando as actividades tradicionais e os símbolos característicos da região, por forma a manter viva a memória de tempos passados, nomeadamente: a produção e transporte do sal em canastras, o barco moliceiro, os ovos moles, a tricana, etc. Por seu lado, na Rua Belém de Pará, sob o mesmo fundo laranja, os conjuntos de painéis são rectangulares, representam figuras típicas.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Galeria, Locais a visitar..., Painéis de Aveiro às 22:42
Exposição de Fotografia "Porta de Mar"
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Comemorações, exposições, Locais a visitar..., Mar às 08:35
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
As Gaivotas

Postado por
Bauhinia
0
comentários
Forte da Barra - A Origem
Localizado no extremo oeste da Ilha da Mó do Meio, na Gafanha da Nazaré, e classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-Lei nº 735 de 21 de Dezembro de 1974, o Forte da Barra trata-se de "...uma obra do tipo abaluartado, restando, actualmente, uma pequena cortina de dois meios baluartes. Depois que deixou de ser necessária a defesa do Rio Vouga, foram edificadas construções sobre a cortina e o meio baluarte norte. Também o espaço existente entre os dois meios baluartes foi afectado. No baluarte sul foi erguida uma torre de sinalização mas, nesse lado, ainda é visível parte da escarpa, cordão e três canhoeiras cortadas no parapeito. Os dois meios baluartes remontam, assim parece, a épocas diferentes. O flanco norte aparenta ser oblíquo à cortina, enquanto o do sul é perpendicular. Também as linhas rasantes não são do mesmo ângulo". Descrição de Nogueira Gonçalves no Inventário Artístico de Portugal.
No séc. XX, o forte passou, a ser administrado pela Junta do Porto de Aveiro, depois Junta Autónoma do Porto de Aveiro e, mais recentemente, Administração do Porto de Aveiro.
Nas últimas décadas o piso térreo da fortificação foi usado como depósito de materiais e o farol continua a desempenhar funções de sinalização na navegação interna.
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria às 10:36
Forte da Barra (3)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria, Porto de Aveiro às 09:33
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Forte da Barra (2)
Postado por
Bauhinia
0
comentários
Etiquetas: Blogmar, Forte da Barra, Galeria às 22:28